PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Papéis em cima de uma mesa

Imposto de renda 2023: especialista dá dicas para não cair na malha fina

21 março, 2023

O erro na declaração pode acarretar em multa de até 75% do imposto devido, além da malha fina também ter a possibilidade de ser considerada sonegação fiscal

Começou o período para enviar a declaração do imposto de renda à Receita Federal; e na pressa ou falta de conhecimento, muita gente pode cair na chamada popularmente de “malha fina”. A falha prejudica o contribuinte e pode gerar consequências que mexem no bolso da pessoa física ou jurídica. 

Para se ter uma ideia de como a situação é comum, em 2022, a Receita registrou mais de um milhão de declarações na malha fina. O número representa cerca de 2,7% das 38,18 milhões de declarações recebidas.

Mas afinal, o que é a malha fina?

Na prática, a malha fina consiste em falhas na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. Os principais erros que levam o contribuinte a cair nesse erro são as incoerências nas informações, omissão de rendimentos, do próprio contribuinte ou de dependentes, valores incorretos e até erros de digitação. 

Consequências 

Quando a Receita nota inconsistências nos números e informações enviadas, o órgão notifica o contribuinte, e então, os dados informados podem ser corrigidos (desde que seja em tempo hábil). 

Nos casos em que as informações não são regularizadas, pode-se pagar uma multa de até  75% do imposto devido. Outra ação mais grave é quando a malha fina é considerada crime: o contribuinte pode responder por sonegação fiscal. 

Como evitar cair na malha fina 

A contadora e coordenadora do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Univale, Katarina Pimenta, explica que “existem alguns cuidados básicos que devem ser adotados para  evitar cair na tão temida malha fina da Receita Federal. Como por exemplo, organizar toda a documentação necessária para fazer a declaração com antecedência: documentos pessoais, comprovantes de rendimentos, comprovantes dos gastos que podem ser dedutíveis etc, dessa forma a chance de cair na malha é bem menor e claro, o mais importante: procurar sempre um profissional qualificado para fazer a sua declaração, alerta a especialista. 

uma mulher abrindo uma porta, e na porta está escrito a sigla NAF, que significa Núcleo de Apoio Fiscal
Katarina Pimenta, egressa do curso de Ciências Contábeis da Univale e coordenadora do NAF.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down