jornada acadêmica de psicologia 2022

III Jornada Acadêmica de Psicologia acontece entre os dias 16 e 20 de maio na UNIVALE campus II

18 maio, 2022

A 3ª edição da Jornada Acadêmica conta com diversas atividades e palestrantes de São Paulo, Belo Horizonte, Ipatinga e Valadares

Por: Natalia Lima Amaral

Acontece nesta semana, entre os dias 16 e 20 de maio, a III Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da UNIVALE, com o objetivo de promover a psicologia enquanto ciência e prática. O evento acontece anualmente e teve a sua primeira edição em 2018, que, devido a pandemia, teve de ser suspenso em 2020 e 2021. Além disso, a data escolhida para a jornada é muito importante: o dia 18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que mobiliza mudanças como o fechamento de manicômios e a implementação de novas legislações em prol de redes de saúde mental e atenção psicossocial.

WhatsApp Image 2022 05 17 at 08.42.20 1
Imagem: Ascorg

Segundo a professora Bruna Rocha, do curso de Psicologia, a proposta da Jornada é de complementar o currículo do curso, trazendo o máximo possível de oficinas, palestras, minicursos e conferências que perpassam por assuntos atuais, inovadores e que não costumam ser tratados com muita profundidade na grade curricular padrão. Já a temática das atividades são pensadas de acordo com os interesses dos alunos, que estão envolvidos em todo o processo de organização da Jornada Acadêmica.

A jornada envolve o corpo docente e discente do curso de Psicologia da UNIVALE. Temos hoje na nossa equipe cerca de 40 alunas e alunos que participam da organização, na qual começamos a planejar na primeira semana de aula do semestre. Realizamos reuniões semanais e temos grupos no WhatsApp para trocarmos ideias. Os alunos ajudam na escolha de temas e atividades, fazem contato com os palestrantes convidados e também os recepcionam na Universidade. Além disso, eles também confeccionam cartazes e artes para divulgação, recolhem patrocínios e realizam muitas outras atividades. Ou seja, os estudantes são a alma da Jornada”, explica a professora Bruna.

Estender a mão: um ato terapêutico

WhatsApp Image 2022 05 17 at 08.42.24
Imagem: Ascorg

Na manhã desta terça-feira (17/05), a Jornada Acadêmica contou com a colaboração do palestrante David Romeros, que abordou o tema “Estender a mão: um ato terapêutico”. O convidado abordou um recurso da clínica psicológica, que envolve o desenvolvimento da habilidade de estar, verdadeiramente, com o outro. Ele explica:

“É um recurso que vários pesquisadores abordam sobre o seu impacto e penso que utilizamos pouco. É algo que hoje, em um mundo mais polarizado e que as pessoas estão desconectadas umas das outras, temos mais dificuldade de fazer. Portanto, vamos chamar atenção para que todos possamos entender, treinar esse tipo de habilidade e utilizá-la da forma mais correta possível na prática psicológica clínica.”

Além de promover a psicologia enquanto ciência e prática, o evento também busca a interação entre os alunos de todos os períodos, para eles se conhecerem e trocarem experiências sobre estágio e teorias. Você pode conferir a programação completa clicando aqui.

Confira outras ações do curso de Psicologia

• Psicologia debate vulnerabilidade e gestão em saúde mental;
  • Turma do 5º período de Psicologia visita clínica especializada em Neurofeedback em Valadares;
  • Alunos de Psicologia da UNIVALE realizam atendimentos a vítimas de violência doméstica.