II Jornada Acadêmica das Engenharias

Atenção: prazo de submissão de trabalhos prorrogado até o dia 19/06


A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação do engenheiro para o século XXI

 

A Segunda Jornada Acadêmica dos cursos de Engenharia da Univale constitui uma estratégia metodológica de ensino coerente aos princípios pedagógicos, políticos e epistemológicos que fundamentam as práticas docentes, cujo objetivo enseja a formação de profissionais com competências para implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia, com aplicação da legislação e atos normativos pautados na ética, no âmbito do exercício da profissão. Para tanto, o egresso do curso assegura em seu perfil a competência de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, por meio da análise e compreensão dos usuários dessas soluções e seu contexto. 

Nessa perspectiva, a formação profissional do engenheiro articula o ensino, pesquisa e extensão, numa interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, assegurado no Projeto Pedagógico dos cursos de Engenharia da Univale, assegurando a vivência do pilar da educação aprender a aprender, de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.  

Programação

21/06

Ao vivo pelo canal da Univale no Youtube / youtube.com/univale

19h - Painel “O enfrentamento das questões da engenharia por meio da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão”. 

 

20h30 - Painel “Engenharia e sociedade: atuação dos cursos de engenharia da Univale no projeto Periferia Central”

22/06

Ao vivo pelo canal da Univale no Youtube / youtube.com/univale

 

19h - Painel NUVEM e VUEI - Cereus Floc:primeiros passos da jornada de aceleração de uma startup em Hard Science 


Palestrante: Milady R. Apolinario da SilvaGraduada em Licenciatura em Química e doutora pelo Instituto de Química da UNESP de Araraquara, atualmente é professora associada da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) atuando no ensino de graduação e pós-graduação.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, atuando principalmente no tratamento de efluentes. Mais recentemente, tem se envolvido no desenvolvimento de uma startup que visa a aceleração de uma patente na área de tratamento de efluentes utilizando um coagulante natural.

Google Meet

 

20h30 – Apresentação de trabalhos

 

23/06

Google Meet

 

Minicursos

Faça apresentações fantásticas

Cristiano Luiz Gomide Cabral

 

Pedagogo e Analista de Sistemas, professor na área de Tecnologia da Informação deste 1997, atualmente professor do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa onde também atua como Procurador Educacional Institucional. Instagram:  @Cristianolgcabral

Oficina de produção de mapas utilizando QGIS 

Leonardo Gomes Sousa 

 

Doutor em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG. Possui graduação em Design, ênfase em Novas Tecnologias e Gráfico, e técnico em Processamento de Dados. Mestre em Gestão Territorial. Diretor de Planejamento e
Comunicação na Solis - Planejamento Urbano e Engenharia

24/06

Google Meet

19h - Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso e apresentação de trabalhos

25/06

Google Meet

 

19h -  Apresentação de trabalhos

 

 

 

Ao vivo pelo canal da Univale no Youtube  

/youtube.com/univale  

 

21h – Palestra “Horas de AC (Amor ao curso)”

 

 

Apresentação artística de egressos: Rafael Caires e Guilherme Jirau 

 

Rafael Caires - a aposta na música autoral é uma tônica de sua carreira, além de já realizar parcerias com outros músicos e também trabalhar com produção musical em seu estúdio. Quando terminou a faculdade de Engenharia Civil e Ambiental, no final de 2019, decidiu enveredar pra valer no mercado da música. Atualmente, ele é proprietário de um estúdio e trabalha com produção musical, jingles, além de gravar suas próprias músicas
Instagram: @rafaelcairesbr

Guilherme Arkos - Banda JIRAU. Engenheiro Civil, e proprietário da Arkos Engenharia, tem a música como paixão há mais de 15 anos. Atualmente se dedica a Engenharia, estudos e especializações e em paralelo lançou o projeto da banda JIRAU, revivendo clássicos do rock nacional e internacional Instagram: @guiarkos/ @jirau.banda

Nayara Amaral
@bandablackmary
Instagram: @nayarasilama

A participação na II Jornada Acadêmica das Engenharias da Univale na categoria de ouvinte é aberta a toda comunidade.

 

A participação na II Jornada Acadêmica das Engenharias da Univale na categoria de apresentador de trabalho é reservada aos estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Vale do Rio Doce (Engenharia Civil, Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Elétrica) e pós-graduações da Univale relacionadas às engenharias.

 

  1. A participação como ouvinte ou apresentador de trabalhos está condicionada à inscrição no evento. Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição na página do evento.
  2. Cada aluno dos cursos de graduação em engenharia da UNIVALE inscrito poderá submeter até 03 trabalhos.
  3. Cada aluno ou egresso dos cursos de pós-graduação da UNIVALE inscrito poderá submeter até 02 trabalhos.
  4. Todos os trabalhos científicos deverão ser encaminhados à Comissão Técnico-Científica, através do e-mail: jornadadasengenharias@univale.br, até as 23h59m (horário de Brasília) do dia 19 de junho de 2021, data limite para submissão dos trabalhos. Após o período determinado não serão aceitos trabalhos.
  5. Os estudantes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão de resumos, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.
  6. Caso o apresentador seja outro que não o autor que submeteu o resumo, o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento e ser um dos autores do trabalho.
  7. É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho inserir o nome de cada um dos coautores nos respectivos arquivos de texto ou vídeo. Há um limite de 06 autores por trabalho. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.
  8. Caso o autor não tenha inserido o nome de todos os coautores, o período para inserção de novos nomes será o mesmo período de submissão dos trabalhos.
  9. Ao encaminhar seu resumo para publicação, o autor estará concordando com eventual publicação de Anais do evento.

O conteúdo dos resumos pode ser resultante de revisão da literatura, atividades de extensão, atividades de estágio, práticas profissionais exitosas, estudo de caso, TCC, projeto de pesquisa (em andamento ou concluído), entre outros.

  • Ao elaborar seu resumo simples atente-se aos itens que ele deve conter:

Título
Deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado. Pode ter até 150 caracteres COM espaço;

Autores
Cada trabalho poderá ter até no máximo seis autores incluindo o autor principal, coautores, orientador e coorientador);

Palavras-chave
Até 100 caracteres COM espaço. Mínimo de 3 e máximo de 5, separadas por vírgula);

Corpo do resumo
Deverá ter mínimo de 1.500 e máximo de 1.800 caracteres COM espaço, contendo: Introdução – apresentar com clareza o tema/ideia central do trabalho; Objetivos – indicar com clareza as metas do estudante/pesquisador; Metodologia – descrever os procedimentos utilizados para coleta e análise de dados com detalhamento suficiente para ser compreendida. Evidenciar coerência com os objetivos propostos; Resultados – apontar com clareza os principais resultados do estudo/pesquisa; Conclusões – apresentar uma síntese do trabalho realizado, indicando suas principais contribuições ou implicações. A conclusão deve responder aos objetivos propostos. Se o trabalho for de revisão da literatura, a conclusão deve ser baseada nas conclusões dos autores consultados. Clique aqui para baixar o modelo.

  • Informar para todos os autores (orientador, coorientador e/ou outros coautores) os seguintes dados: nome completo, e-mail e instituição de origem.
  • A análise dos resumos abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia adequada, resultados apresentados com clareza e conclusões embasadas nos resultados.
  • A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) será também considerada como critério de avaliação.

Clique aqui para baixar o modelo

  1. As apresentações orais de trabalhos serão feitas para todos os resumos aprovados. As apresentações serão online, e o link de acesso, bem como o horário de apresentação de cada resumo serão divulgados pela comissão organizadora.
  2. No dia e horário divulgado para apresentação, o autor ou um coautor do resumo terá 5 minutos para realizar a apresentação através do formato PowerPoint, contendo: Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados; Conclusão.

Realização:

  • Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Civil EAD, Engenharia Civil e Ambiental e Engenharia Elétrica
  • Espaço Integrador do Núcleo das Ciências e Tecnologia – ELO

Apoio:

  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA/MG
  • Crea Jr-MG Núcleo Governador Valadares
  • CREA Jr.

Comissão Organizadora da II Jornada Acadêmica das Engenharias:

  • Adriana de Oliveira Leite Coelho
  • Dayane Gonçalves Ferreira
  • Gyovane Alves Armondes
  • Hernani Ciro Santana
  • Marlene Lima Temponi
  • Rondinelly Geraldo Pereira

Contato

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail  jornadadasengenharias@univale.br.

Faculdade ou universidade
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support