Idosos recebem orientações sobre prevenção ao câncer de pele na Univale

13 dezembro, 2019

Dezembro é o mês de prevenção ao câncer de pele. Desde 2014, o Dezembro Laranja foi instituído pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com a intenção de conscientizar a população sobre o tipo de câncer que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o mais incidente em ambos os sexos.

Entrando na proposta do Dezembro Laranja, o curso de Estética e Cosmética promoveu uma ação com os idosos que são atendidos pelo CAIGE, o Programa de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da Univale. Alunas e professoras do curso se reuniram com os idosos para discutir sobre “a importância do filtro solar e sua utilização correta para a prevenção do câncer de pele”.

Com o objetivo de melhorar a compreensão sobre o assunto, as alunas do primeiro e do segundo período, ao lado da professora e coordenadora Giselle Barbalho, prepararam uma apresentação lúdica, em formato de teatro e usando cartazes coloridos. A apresentação abordou temas como as radiações UVA, UVB e UVC, os tipos de filtro solar e a importância do cuidado com a pele para prevenir o câncer. Depois da palestra, as alunas fizeram aplicação de filtro solar nos participantes.

Prevenção ao câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo. Ele pode ser classificado em dois tipos diferentes: o melanoma e o não melanoma. O melanoma tem um índice de letalidade mais elevado, e é o mais incidente no mundo. Já o não melanoma é o tipo de tumor mais comum no Brasil, com um índice de incidência tão alto que, mesmo sendo bem menos letal, acaba levando a um número de portes bem próximo do melanoma.

De acordo com o Inca, o principal fator de risco de ambos os tipos de câncer de pele é a exposição à radiação UV, os raios ultravioleta, apesar de as características da pele também contribuírem com maior ou menor tendência ao desenvolvimento da doença. A principal forma de prevenção ao câncer de pele, portanto, é o uso correto do filtro solar.

Fotos: coordenação do curso de Estética e Cosmética