FPF recebe da Prefeitura doação de terreno do Campus I

Nesta quinta-feira (27), a Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, recebeu por meio de um decreto, a doação do terreno onde funciona o Campus I da Instituição. A conquista do espaço foi resultado de uma luta que durou anos e que, felizmente, chegou ao fim. No local, ainda na década de 60, começou a história da FPF, com a criação do Minas Instituto de Tecnologia – MIT. Até alcançar o que foi construído hoje, a universidade passou por transformações e evoluções, muitas delas sediadas pelo Campus I.

_

O prédio recebeu o nome de Professor Dr. Armando Vieira, como uma homenagem ao professor pioneiro no ensino superior da cidade. Para participar da cerimônia de assinatura do decreto, estavam presentes a neta e filha de Armando Vieira, como representantes da família, o presidente da FPF, Rômulo Coelho, a reitora da universidade, Lissandra Lopes, o presidente do Conselho Curador, Castor Amaral Filho, a diretora executiva da FPF, Aniela Castello Branco, o prefeito da cidade, André Merlo, o vice-prefeito, David Barroso, além de representantes da Câmara Municipal, membros dos conselhos diretor e fiscal da FPF, gestores, coordenadores e professores da Univale, membros da imprensa e empresários parceiros.

_

Em entrevista, o prefeito falou sobre a importância da entrega do prédio para o desenvolvimento das ações comunitárias. Ele reforçou as atividades feitas pela Univale e garantiu que novidades surgirão para manter a atenção à comunidade. “A parceria com a Univale é muito forte. Temos um projeto que vamos desenvolver mais e reforçar Valadares como uma cidade polo na educação, principalmente no ensino superior. Então, o atendimento à comunidade ajuda muito o poder público”, disse.

_

O presidente da FPF, Rômulo Coelho, para registrar o momento, agradeceu e contextualizou brevemente a trajetória da universidade, que se cruza com o espaço físico do Campus I, em grandes momentos importantes da história da Fundação: a visita do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que se encantou com o prédio quando o conheceu, as visitas do MEC, o empenho das empresas e entidades que acompanham a instituição, entre outros.

_

“Em um evento recente na Univale, perguntei a vários membros do nosso corpo de colaboradores, entre professores, administrativos, funcionários técnicos: o que você faz aqui? Cada um respondeu qual era a sua função. No final, imitando Walt Disney, eu falei que na verdade, daqui em diante, quando alguém perguntar o que eles fazem, devem responder com toda alegria: nós formamos gente, nós transformamos as vidas das pessoas, nós transformamos a vida das família nós transformamos a comunidade. É isso que a Univale tem feito nesses últimos cinquenta quatro anos, transformado a vida das comunidades. E fazemos isso formando pessoas éticas, humanistas e preparadas tecnicamente para cumprir sua função. E essa época é especialmente importante para nós, porque, agora, no meio do ano, formaremos o aluno número 30 mil na Univale”, disse.

_

A entrega do terreno foi votada na Câmara de Vereadores e representou uma grande conquista para muitos que estavam presentes e que são egressos da Univale, como o prefeito e vice-prefeito do município. “Eu sou de 65, nascido aqui, sei ver bem como a minha história se confunde com a da fundação, com o MIT. E sou muito agradecido a isso. Realmente transformou a minha vida. Todo mundo que tem a oportunidade de participar de uma faculdade, tem a sua vida transformada. Então é um dia muito feliz pra mim, causando justiça. E então, devo só festejar e agradecer a todos que passaram aqui. Esta é uma indústria sem chaminé, que traz muito emprego e renda para nossa cidade” contou o prefeito André Merlo em sua fala.

_

O presidente do Conselho Curador, Castor Amaral Filho, também fez uma fala oficial, agradecendo ao município pela doação. “Este dia fica na história, não apenas da Fundação e de suas mantidas, mas também de Governador Valadares. E, por isso, eu quero, sinceramente, em nome do conselho de curadores, agradecer este gesto do município, que faz justiça à nossa grande instituição. Talvez a mais importante de Governador Valadares, por ser uma instituição sem fins lucrativos, de curso superior e de cursos do ensino médio, uma instituição comunitária e, por isso, esse patrimônio não deixa de ser do município, mas continua sendo na nossa cidade.” disse.

_

Finalizando a fala da presidência da Fundação, Rômulo enfatizou: “o que se assina aqui hoje é apenas um decreto para a transferência de direito de posse. O direito de posse deste prédio da Prefeitura, que após a assinatura deste ato, passa a ser da Fundação. Mas, na verdade, os donos deste prédio continuam sendo os mesmos: o povo de Governador Valadares, porque a Fundação é comunitária, e também pertencente a todas as pessoas da nossa comunidade.”

_

Ao fim da cerimônia, o documento físico foi assinado pelo prefeito e vice-prefeito e uma cópia foi entregue ao presidente da FPF. As representantes da família Vieira, neta e filha do professor Armando, foram homenageadas, como forma de agradecimento à participação do professor na construção da história da Fundação.