A sede do Fórum de Governador Valadares será transferida para o bairro Vila Bretas, no local onde hoje é a garagem da Mobi Transporte Urbano, que fica a três quadras do Campus I da Univale. A mudança foi determinada pelo Decreto Nº 542, de 20 de novembro de 2019, que instituiu a desapropriação do imóvel para a construção da nova sede.

Dentre os cursos que tem suas aulas sediadas no Campus Armando Vieira (Campus I) está a graduação em Direito, cujos alunos estão constantemente envolvidos em atividades ligadas ao Fórum. De acordo com o professor André Rodrigues, coordenador do curso, a mudança trará grandes vantagens para os alunos.

“Essa proximidade é ótima para os alunos que fazem estágio no Fórum e também para os outros, que precisam participar de audiências. Além disso, também vai facilitar as visitas técnicas, as atividades acadêmicas que demandam a ida ao Fórum e até mesmo a proximidade com os professores. Sem dúvidas, os benefícios são muitos e a mudança só tem a agregar para o curso de Direito da Univale”, destaca o coordenador.

Outro benefício da mudança será a proximidade do Fórum com a nova sede do Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), inaugurada no dia 1º de novembro, que está localizada no Campus Armando Vieira. Os dois espaços são projetos do curso de Direito da Univale, que oferecem apoio jurídico à população de forma gratuita. Os alunos que participam dos projetos terão mais facilidade para se deslocar até o Fórum sempre que for necessário.