qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Faculdade de estética: como funciona e quanto tempo dura?

Faculdade de estética: como funciona e quanto tempo dura?

01 dezembro, 2022

Escrito por: Lucas do Vale Braga Alexandre, estudante do 4º período de Jornalismo

Você conhece a faculdade de estética? Se não, é hora de saber mais sobre essa graduação que está ficando cada vez mais em evidência no mercado de trabalho. Mais antiga que a matemática, a estética é um ramo da filosofia que tem como objetivo estudar a natureza, a beleza e os fundamentos da arte.

Entretanto, muito além da beleza, o profissional da área precisa se preocupar com o bem-estar, realizando tratamentos faciais, corporais e capilares para provocar o aumento da autoestima e da confiança nas pessoas que atende. Quer saber mais sobre a área e conhecer melhor a faculdade de estética? Continue com a gente!

O que se estuda na faculdade de Estética e Cosmética?

Durante a graduação, o aluno estará a todo momento em contato com as mais diversas disciplinas, como anatomia humana, biologia, química e outras matérias. Estudando do básico aos mais profundos conceitos dentro dessas disciplinas.

A grade curricular é estruturada de modo que se possa aprender a trabalhar com tratamentos de estética corporal, capilar e facial, sempre visando o compromisso com a saúde em primeiro lugar. Dessa forma, o curso de Estética e Cosmética engloba tanto as disciplinas básicas dos cursos da área da saúde, quanto as aulas específicas, relacionadas à prática da profissão.

O que faz e qual a importância de um esteticista?

O esteticista é o profissional que atua com a beleza e o bem-estar, usando de diversas técnicas para alcançar o resultado desejado pelo cliente. Dentre tais, estão as massagens, limpeza de pele, maquiagem, depilação e terapias alternativas.

Você já ouviu falar que a beleza real é a combinação entre aquilo que se vê e aquilo que se sente? Pois bem, é isso que o esteticista busca, não tentando alcançar a perfeição de um padrão irreal, mas sim o bem-estar completo.

A estética tem como principal objetivo transformar a vida das pessoas, já que, de maneira resumida, a busca pela perfeição é dolorosa e nada recompensadora. O esteticista, então, vem para contribuir com a autoaceitação e o autocuidado.

Quais são as áreas de atuação?

Confira algumas das possibilidades de trabalho de um profissional da estética!

  • Estética facial: realiza procedimentos estéticos que auxiliam na saúde e aparência da pele do rosto, ajudando a prevenir o envelhecimento, como o surgimento de linhas de expressão e rugas. Além disso, é conhecida por realizar as famosas limpezas de pele, que removem espinhas e cravos e reduzem a oleosidade;
  • Podologia: responsável pelo cuidado dos pés e dos problemas que geralmente os atingem, como calos, unhas encravadas e outros;
    Tratamentos capilares: essa área é responsável por tratamentos com o objetivo de prevenir problemas capilares, sendo um dos mais procurados pelos clientes a prevenção da calvície;
    Estética pré e pós-cirúrgica: essa área não é uma novidade, mas vem causando curiosidade nos estudantes. Aqui, o esteticista auxilia em tratamentos, tendo em vista amenizar os efeitos posteriores de cirurgias;
  • Visagismo: procura definir cortes de cabelo, coloração, penteados e tipos de maquiagem adequadas às características da pessoa;
  • Consultoria: atua como um consultor de cosméticos e equipamentos de estética para profissionais independentes e salões de beleza, mostrando as melhores opções a partir de pesquisas e tendências.
estética

Como é o mercado de trabalho para quem faz Estética e Cosmética?

O mercado de trabalho para os profissionais da área de estética vem crescendo bastante. Os avanços tecnológicos e o aumento da busca pela autoaceitação são fatores que têm impulsionado o aquecimento desse mercado.

Além disso, é possível relacionar o aumento da expectativa de vida ao crescimento da busca por esses profissionais para realização de tratamentos estéticos que retardam os efeitos do envelhecimento.

E, caso você não saiba, os esteticistas tiveram a regulamentação de sua profissão em 2018. A Lei n°13.643/2018 considera os profissionais esteticistas e cosmetólogos aqueles que realizam curso superior e apresentam diploma de graduação em Estética e Cosmética.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a área de estética e cosmética, que tal conferir um pouco do que a Universidade do Vale do Rio Doce tem para oferecer? Aqui temos um curso completo com os melhores profissionais atuantes no mercado. Se você gostou, não deixe de conferir mais informações sobre o curso de Estética e Cosmética da Univale!

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content