Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos revistos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e às outras áreas do conhecimento.

*A relação de cursos que compõe o calendário anual de provas do ENADE, poderá ser complementada ou alterada, por decisão da Comissão de Avaliação da Educação Superior – CONAES, ouvindo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Para outras informações sobre o ENADE, acesse: http://portal.inep.gov.br/enade

Provas e gabaritos do ENADE, acesse: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos3

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, na edição do ano
de 2019, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade:

I – áreas relativas ao grau de bacharel:
a) Agronomia;
b) Arquitetura e Urbanismo;
c) Biomedicina;
d) Educação Física;
e) Enfermagem;
f) Engenharia Ambiental;
g) Engenharia Civil;
h) Engenharia Elétrica;
i) Farmácia;
j) Fisioterapia;
k) Medicina;
l) Nutrição; e
m) Odontologia;

II – Áreas relativas ao grau de tecnólogo:
a) Tecnologia em Agronegócio; e
b) Tecnologia em Estética e Cosmética;

A prova do Enade 2019 será aplicada em 24 de novembro de 2019, com início
às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário de Brasília/DF.

Não encontrou o que procurava?

Preencha o formulário e fale conosco, estamos a disposição para ajudá-lo.