Escola Técnica da Univale realiza ação em benefício da saúde comunitária

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem fizeram atendimentos gratuitos, com a supervisão de professoras e da coordenadora do curso

No último fim de semana, a Escola Técnica da Univale — Eteit, mantida pela FPF, desenvolveu uma ação comunitária no bairro de Lourdes, com o objetivo de oferecer atendimento a moradores da cidade. As alunas do curso Técnico em Enfermagem realizaram as orientações e exames clínicos, sob a supervisão do corpo docente e coordenação do curso, proporcionando um momento de cuidado, com foco na qualidade de vida dos pacientes.

A diretora da escola, Cláudia Reis, ressaltou o compromisso da Eteit com a comunidade valadarense. “Para nós, isso é muito importante. É uma oportunidade do aluno praticar o que ele está aprendendo, e nada melhor do que praticar servindo à comunidade. Esse é um dos nossos objetivos: usar o conhecimento teórico e prático em benefício da comunidade. Fizemos essa ação para usar o conhecimento em benefício das pessoas ao nosso redor”, disse.

A ação aconteceu durante toda a manhã de sábado (11), e os moradores que desejassem atendimento, poderiam solicitar no local. Nayane Jorge Silva, aluna do curso, falou sobre a experiência de atender os moradores. “Acho muito importante para os alunos ter este contato com o público. Com a pandemia, houve o distanciamento e muitos não tiveram tanto contato com os pacientes. Isso agrega muito, porque quando você atende em um hospital, posto de saúde, ou qualquer outro lugar, é preciso ter esse conhecimento e esse contato, para saber como abordar o paciente e como será esse contato cara a cara”, disse.