PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Foto da palestra sobre envenenamento por animais peçonhentos, realizada para alunos de Medicina Veterinária

Alunos de Medicina Veterinária discutem envenenamento por animais peçonhentos

21 março, 2023

Em palestra realizada na noite de segunda-feira (20), alunos de Medicina Veterinária participaram de debates sobre biologia e clínica de acidentes com animais peçonhentos. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Fauna (Lafau), e quem conduziu as discussões foi a herpetóloga (bióloga que trabalha com anfíbios e répteis) Letízia Miriam Gomes de Jesus, formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente mestranda pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A palestrante abordou o impacto do envenenamento de animais peçonhentos (como serpentes, aranhas e escorpiões, entre outros) em animais de criação e de companhia. Letízia avalia que  aprender mais sobre identificação e hábitos desses animais, permite entender mais sobre eles e diminuir a incidência de encontros que possam prejudicar os humanos e os próprios animais.

Foto da palestra sobre envenenamento por animais peçonhentos, realizada para alunos de Medicina Veterinária

“Esse tema é muito importante para alunos de graduação e para a população em geral, pela grande proximidade que temos com esses animais, que podem ser perigosos. Para alunos de Medicina Veterinária a importância é maior, pois eles são os responsáveis por identificar e tratar os envenenamentos e doenças decorrentes desses, em animais de criação e companhia”, afirmou a herpetóloga.

Estudos de animais peçonhentos e silvestres na Univale

Presidente da Lafau, o aluno Henrique Rocha Fonseca espera que, com os conhecimentos debatidos na palestra, os participantes saibam reagir ao contato com animais peçonhentos. Ao destacar a ausência em Governador Valadares de um órgão que estude animais silvestres e exóticos, ele salienta que o objetivo da Liga é formar um polo de cuidado com animais selvagens.

“A gente tem uma Mata Atlântica muito abrangente, tem a mata ciliar do rio Doce, e a gente tem muito animal que precisa de cuidado. Não só cuidar do animal, mas cuidado humano, com questões de zoonoses e febre amarela, que são um problema aqui de Valadares, de acordo com o Ministério da Saúde. A gente procura estudar isso”, pontuou Henrique.

A Lafau é orientada pelo professor Eduardo Costa Avila, que falou da relevância de aprender mais sobre a fauna da região. “É sempre importante conhecer os animais pertencentes à fauna silvestre. Com relação às serpentes e outros animais peçonhentos, atuando não só na questão de prevenção de acidentes, como também na preservação desses animais, que têm uma grande importância na natureza”, disse o professor.

Foto da palestra sobre envenenamento por animais peçonhentos, realizada para alunos de Medicina Veterinária
Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down