Profissionais da área contábil de Governador Valadares e região agora têm uma nova opção para se capacitarem bem mais perto de casa. A Univale, uma das maiores universidades do Leste Mineiro, e com mais de 50 anos de tradição no ensino superior, já oferece cursos de acordo com as diretrizes do programa de Educação Profissional Continuada (EPC).

Para que isso fosse possível, a instituição firmou uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) que,  segundo Rosa Maria, presidente do órgão, foi muito importante para todos os envolvidos. Além de aproximar o CRCMG dos atuais e futuros profissionais da contabilidade, traz benefícios para quem deseja ampliar seus conhecimentos em sua área de atuação.

“Com essa parceria, os profissionais da contabilidade de Governador Valadares e região registrados no Conselho podem usufruir do desconto de 20% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação da Univale. Assim, por meio da qualificação, eles têm mais facilidade para investir na carreira, sendo esse um importante estímulo para o aprimoramento do profissional da área contábil. Ao investir em sua formação, o profissional aperfeiçoa o seu desempenho e, consequentemente, eleva o nível de atuação da classe”, disse.

O professor Marcelo Bello, coordenador de Ciências Contábeis, conta que uma vez estabelecida a parceria com o CRCMG, o curso consolida, cada vez mais, a sua atuação na capacitação do profissional da área contábil. Ele ressaltou ser importante fazer parte desse processo e ter a possibilidade de oportunizar uma melhor formação ao contabilista de Valadares e região, o que lhe traz grande satisfação.

Para entender um pouco mais sobre essa parceria que tornou a instituição uma capacitadora, a Assessoria de Comunicação Organizacional (ASCORG) promoveu um bate-papo com o professor do curso de Ciência Contábeis, Sérgio dos Santos Reis, responsável pelo cadastro das propostas de cursos da universidade na plataforma do CRCMG.

 

ASCORG – O programa Educação Profissional Continuada, como o próprio nome sugere, traz a ideia de que os profissionais da área se mantenham em constante atualização. De que forma essas atualizações contam pontos e ajudam os profissionais?

Sérgio Reis – Com as mudanças nas normas de contabilidade brasileira, as NBCs, os profissionais contábeis passaram a ser cobrados cotidianamente por atualizações nas normas. Então, em dezembro de 2014 foi aprovado a NBC PG 12 (Norma Brasileira de Contabilidade – Educação Continuada). Os primeiros profissionais contábeis obrigados foram os Auditores Contábeis. Após alguns anos, os Peritos Contábeis. A proposta para os próximos anos é que 100% dos profissionais contábeis registrados no Sistema CFC/CRC sejam obrigados a cumprir pontuações anuais que são mensuradas por horas de estudos. Exemplo: profissional contábil que faça um MBA em Perícia Contábil ou Contabilidade Pública.

 

ASCORG – Quais cursos de pós-graduação a Univale oferece que contam esses pontos? Há outras modalidades?

Sérgio Reis – Todos os MBAs ligados ao Curso de Ciências Contábeis, por exemplo, estão habilitados. Porém, somente os componentes curriculares com conteúdos contábeis serão aceitos para pontuação. O profissional contábil, além de participar de pós-graduações, mestrado ou doutorado, poderá pontuar participando dos cursos de Extensão de pequena e média duração. Para cada 1 hora, 1 ponto será computado no EPC, obedecendo os limites do NBC PG 12 para o máximo de pontos por atividade.

 

ASCORG – Sem ser cursos de pós-graduação, quais outros cursos ou eventos que já oferecemos ou vão ser realizados contam pontos?

Sérgio Reis – Estamos com várias propostas sendo protocoladas junto à Assessoria de Extensão da Univale (AEX), ligada à Pró-reitoria de Extensão, Pós-graduação (PROPEX). Por exemplo: Perícia Contábil em tempos de Processos Eletrônicos, Conhecendo Tributos Estaduais do Estado de Minas Gerais e Atualização preparatório para o Exame de Suficiência, entre outros. Porém estamos aguardando aprovação e divulgação junto a IES para poder protocolar junto ao CFC/CRC.

ASCORG – Quais benefícios em ser um profissional contábil registrado no CRCMG?

Sérgio Reis – Com a assinatura de convênio da Univale com o CRCMG, a instituição passa a oferecer descontos nos Cursos de Pós-graduação. O Profissional Contábil registrado e em dia com o CRCMG terá desconto junto aos nossos cursos da Univale. Outrossim, o profissional somente poderá atuar como profissional contábil caso tenha o registro no Conselho e esteja em dia com as suas obrigações.

 

ASCORG – Você está registrado para cadastrar cursos nesse ambiente virtual, certo? Qual o processo para a escolha?

Sérgio Reis – Na verdade, a gestão de todos os cursos no Brasil é feita pelo Conselho Federal de Contabilidade, que criou um ambiente virtual chamado EPC. Serve para os profissionais contábeis prestarem conta anual das suas capacitações e às capacitadoras, como a Univale, para fazer a gestão dos cursos.  Os cursos precisam passar antes pela Assessoria de Extensão da universidade para serem protocolados no ambiente do CFC/CRC.

 

ASCORG – Há algo mais que gostaria de acrescentar?

Sérgio Reis – Podemos oferecer uma gama de cursos para profissionais contábeis, mas nem todos serão homologados junto ao Conselho, pois alguns não são ligados às Ciências Contábeis. Porém nosso objetivo é que todos os cursos e capacitações tenham perfil para pontuar no EPC.