Em parceria com o CRCMG, Univale passa a oferecer cursos que contam pontos para profissionais contábeis

Profissionais da área contábil de Governador Valadares e região agora têm uma nova opção para se capacitarem bem mais perto de casa. A Univale, uma das maiores universidades do Leste Mineiro, e com mais de 50 anos de tradição no ensino superior, já oferece cursos de acordo com as diretrizes do programa de Educação Profissional Continuada (EPC).

Para que isso fosse possível, a instituição firmou uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) que,  segundo Rosa Maria, presidente do órgão, foi muito importante para todos os envolvidos. Além de aproximar o CRCMG dos atuais e futuros profissionais da contabilidade, traz benefícios para quem deseja ampliar seus conhecimentos em sua área de atuação.

“Com essa parceria, os profissionais da contabilidade de Governador Valadares e região registrados no Conselho podem usufruir do desconto de 20% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação da Univale. Assim, por meio da qualificação, eles têm mais facilidade para investir na carreira, sendo esse um importante estímulo para o aprimoramento do profissional da área contábil. Ao investir em sua formação, o profissional aperfeiçoa o seu desempenho e, consequentemente, eleva o nível de atuação da classe”, disse.

O professor Marcelo Bello, coordenador de Ciências Contábeis, conta que uma vez estabelecida a parceria com o CRCMG, o curso consolida, cada vez mais, a sua atuação na capacitação do profissional da área contábil. Ele ressaltou ser importante fazer parte desse processo e ter a possibilidade de oportunizar uma melhor formação ao contabilista de Valadares e região, o que lhe traz grande satisfação.

Para entender um pouco mais sobre essa parceria que tornou a instituição uma capacitadora, a Assessoria de Comunicação Organizacional (ASCORG) promoveu um bate-papo com o professor do curso de Ciência Contábeis, Sérgio dos Santos Reis, responsável pelo cadastro das propostas de cursos da universidade na plataforma do CRCMG.

 

ASCORG – O programa Educação Profissional Continuada, como o próprio nome sugere, traz a ideia de que os profissionais da área se mantenham em constante atualização. De que forma essas atualizações contam pontos e ajudam os profissionais?

Sérgio Reis – Com as mudanças nas normas de contabilidade brasileira, as NBCs, os profissionais contábeis passaram a ser cobrados cotidianamente por atualizações nas normas. Então, em dezembro de 2014 foi aprovado a NBC PG 12 (Norma Brasileira de Contabilidade – Educação Continuada). Os primeiros profissionais contábeis obrigados foram os Auditores Contábeis. Após alguns anos, os Peritos Contábeis. A proposta para os próximos anos é que 100% dos profissionais contábeis registrados no Sistema CFC/CRC sejam obrigados a cumprir pontuações anuais que são mensuradas por horas de estudos. Exemplo: profissional contábil que faça um MBA em Perícia Contábil ou Contabilidade Pública.

 

ASCORG – Quais cursos de pós-graduação a Univale oferece que contam esses pontos? Há outras modalidades?

Sérgio Reis – Todos os MBAs ligados ao Curso de Ciências Contábeis, por exemplo, estão habilitados. Porém, somente os componentes curriculares com conteúdos contábeis serão aceitos para pontuação. O profissional contábil, além de participar de pós-graduações, mestrado ou doutorado, poderá pontuar participando dos cursos de Extensão de pequena e média duração. Para cada 1 hora, 1 ponto será computado no EPC, obedecendo os limites do NBC PG 12 para o máximo de pontos por atividade.

 

ASCORG – Sem ser cursos de pós-graduação, quais outros cursos ou eventos que já oferecemos ou vão ser realizados contam pontos?

Sérgio Reis – Estamos com várias propostas sendo protocoladas junto à Assessoria de Extensão da Univale (AEX), ligada à Pró-reitoria de Extensão, Pós-graduação (PROPEX). Por exemplo: Perícia Contábil em tempos de Processos Eletrônicos, Conhecendo Tributos Estaduais do Estado de Minas Gerais e Atualização preparatório para o Exame de Suficiência, entre outros. Porém estamos aguardando aprovação e divulgação junto a IES para poder protocolar junto ao CFC/CRC.

ASCORG – Quais benefícios em ser um profissional contábil registrado no CRCMG?

Sérgio Reis – Com a assinatura de convênio da Univale com o CRCMG, a instituição passa a oferecer descontos nos Cursos de Pós-graduação. O Profissional Contábil registrado e em dia com o CRCMG terá desconto junto aos nossos cursos da Univale. Outrossim, o profissional somente poderá atuar como profissional contábil caso tenha o registro no Conselho e esteja em dia com as suas obrigações.

 

ASCORG – Você está registrado para cadastrar cursos nesse ambiente virtual, certo? Qual o processo para a escolha?

Sérgio Reis – Na verdade, a gestão de todos os cursos no Brasil é feita pelo Conselho Federal de Contabilidade, que criou um ambiente virtual chamado EPC. Serve para os profissionais contábeis prestarem conta anual das suas capacitações e às capacitadoras, como a Univale, para fazer a gestão dos cursos.  Os cursos precisam passar antes pela Assessoria de Extensão da universidade para serem protocolados no ambiente do CFC/CRC.

 

ASCORG – Há algo mais que gostaria de acrescentar?

Sérgio Reis – Podemos oferecer uma gama de cursos para profissionais contábeis, mas nem todos serão homologados junto ao Conselho, pois alguns não são ligados às Ciências Contábeis. Porém nosso objetivo é que todos os cursos e capacitações tenham perfil para pontuar no EPC.

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support