No ano de 2019, os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) espalhados pelo Brasil, realizaram 100 mil atendimentos; 5% deles foram feitos pelo NAF Univale, que desde 2016 oferece esse auxílio aos contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos de Valadares. A instituição ficou em 4º lugar entre os núcleos que mais realizaram atendimentos em todo o país.

Segundo o coordenador do NAF Univale, professor Sérgio dos Santos Reis, o próximo ano é de grandes expectativas. “Poder dizer que o NAF Univale participou desse recorde, é incrível. Estamos com ótimos planos para 2020 e queremos atingir a meta de 50%”, comentou.

A Receita Federal publicou neste mês que 20 mil estudantes, de várias instituições de ensino do pais, participam da Rede NAF e o Lucas Fernando, aluno do 2° período, é um deles. Para ele, o NAF Univale foi uma importante experiência para seu futuro como profissional.

“Por meio dele, pude ver na prática como fornecer diversos atendimentos, o que com certeza agregará muito na minha carreira profissional. Tenho orgulho de fazer parte de uma instituição que oferece tais serviços com bastante profissionalismo, e de forma totalmente gratuita, podendo auxiliar até os mais necessitados”, destacou Lucas.

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Univale (NAF) foi criado em uma parceria da Univale e da Receita Federal. Atualmente, funciona no Campus Armando Vieira (Campus I), no bairro Vila Bretas, e presta diversos serviços à comunidade. Seu objetivo é auxiliar contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos que não teriam acesso às orientações contábeis e fiscais básicas de outra forma, além de capacitar os alunos estagiários para atuarem no mercado de trabalho.

Desde o início de seu funcionamento, o NAF presta serviços como: geração e transmissão de DIRPF e de DIRPF retificadora; consulta e emissão de Situação Cadastral e Fiscal; Emissão de 2ª via do CPF, Emissão de Certidão Negativa de Débidos (CND), para pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, presta auxílio na Abertura do Micro Empreendedor Individual; MEI; Situação Cadastral e Fiscal e Certidão Negativa de Débitos.