Egresso do GIT conquista bolsa para fazer doutorado na Irlanda

15 julho, 2022

Samuel Perpétuo conseguiu bolsa de doutorado no Dundalk Institute of Technology, na cidade de Dundalk

Egresso do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), o jornalista Samuel Perpétuo Rodrigues conquistou uma bolsa para viver na Irlanda com todas as despesas pagas enquanto cursar o doutorado no Dundalk Institute of Technology, na cidade de Dundalk. Em setembro ele começa a fazer parte do projeto “AquaInvert as a digital tool for engaging children as citizen scientists”, voltado à área de educação ambiental, e ele conta que ter cursado um mestrado interdisciplinar foi decisivo na hora da disputa pela bolsa de doutorado.

Samuel ingressou no GIT em 2019 e concluiu o mestrado da Univale em 2021. Antes disso, já atuava com educação ambiental em um projeto de recuperação de nascentes na Bacia do Rio Doce, no território atingido pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana.

“Por causa disso eu ingressei no GIT, para pesquisar mobilização social. No GIT, fui escolhido para ser orientado pela professora Renata Campos, que é bióloga e já trabalhava com essas questões. Logo nas primeiras orientações, ela me apresentou o movimento da Ciência Cidadã, que é basicamente aproximar a sociedade da academia para o fazer científico”, destacou Samuel.

Toda a produção acadêmica no mestrado de Samuel foi voltada à Ciência Cidadã, com dois artigos publicados, mais a dissertação. Ainda durante o curso já existia a vontade de fazer um doutorado no exterior. “Eu já havia morado na Europa durante a graduação, fui bolsista no programa Ciência sem Fronteiras. Eu tinha estudado na Hungria e sabia que na Europa tinha muita bolsa de doutorado disponível nas universidades. Eu tinha esse foco e ainda no mestrado comecei a olhar como era o processo seletivo, como fazer para conseguir a bolsa”, salientou.

Orientadora de Samuel durante o período no GIT, a professora Renata Campos enfatiza que o campo da Ciência Cidadã envolve pessoas de fora do meio acadêmico na produção de conhecimento científico. “Isso não só aproxima as pessoas da academia, mas também possibilita pesquisas que façam sentido e que sejam importantes para a comunidade, de modo geral”, disse.

Formação de doutores entre egressos do GIT

Renata exalta a importância do GIT para a formação de doutores: “Temos vários exemplos de egressos que hoje são doutores e doutorandos. Isso é importante para o processo de produção do conhecimento, que é inerente à carreira acadêmica, e para a formação de mão de obra qualificada”.

O coordenador do mestrado, professor Haruf Salmen Espindola, acrescenta que o ingresso de mestres em Gestão Integrada do Território em cursos de doutorado contribui para a boa avaliação do programa da Univale. “O Samuel fazer doutorado no exterior é importante, fortalece o programa e mostra que estamos no caminho certo, preparando e formando pessoas com vocação e que querem continuar os estudos”, analisou o coordenador.

O GIT está com edital aberto para pessoas com graduação em qualquer curso superior. As inscrições vão até o dia 11 de agosto, no site da Univale, onde interessados podem ver outras informações: https://www.univale.br/mestrado.