Diferença entre especialização, mestrado e doutorado

20 abril, 2020

Uma dúvida muito comum entre os recém-graduados é a diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado.  A confusão ainda aumenta devido aos termos em latim lato sensu e stricto sensu. Se essa é sua dúvida, fique tranquilo, você não está sozinho neste barco.

E para te ajudar a compreender as diferenças, neste artigo vamos falar um pouco de cada uma dessas quatro modalidades. Bora conferir?

Pós-graduação

Pós-graduação: diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

Especialização, MBA, mestrado e doutorado: todos estão classificados no Sistema de Educacional Brasileiro (SEB) como cursos de pós-graduação. Ou seja, são formações dedicadas a portadores de diploma de graduação. Nesse sentido, os dois primeiros são cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto os últimos são classificados como stricto sensu.

Para entender a diferença entre os termos, sugiro que você visite um outro artigo que já escrevemos aqui no blog, onde falamos especificamente sobre as duas modalidades.

Hoje, o nosso objetivo é explicar a diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado e te auxiliar na escolha da melhor pós-graduação para o seu perfil.

Prepare o cafezinho e vamos lá!

Especialização

Pós-graduação: diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

A especialização é um curso de pós-graduação com menor tempo de duração. Geralmente, o tempo médio varia entre seis meses e um ano e meio, sendo uma formação mais voltada para orientação técnico-profissional, na qual o aluno irá aprofundar os seus conhecimentos na área em que deseja atuar.

Por isso, esse tipo de pós é recomendada para recém-formados, que desejam ingressar logo no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas valorizam cada vez mais profissionais que possuem alguma especialização. Por se enquadrar na categoria lato sensu, o aluno não recebe diploma ao término, mas um certificado de conclusão.

MBA

Pós-graduação: diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

O Master Business Administration (MBA) em muitos países é considerado como um mestrado acadêmico, mas no Brasil ele se enquadra como pós-graduação lato sensu. Porém, o que difere o MBA de uma outra especialização, é que ele é um curso mais aprofundado e específico da área de administração e negócios. Além disso, essa formação exige uma certa experiência profissional para que o aluno consiga aplicar melhor os conhecimentos do curso.

A duração de um MBA varia entre um ano e meio a dois anos, sendo recomendado para profissionais que já estão dentro do mercado de trabalho e almejam progredir na carreira. Nos dias de hoje, o MBA é muito valorizado pelas empresas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Catho Educação, quem tem um MBA  chega a ter 31% de aumento no salário.

Mestrado

O mestrado é o primeiro grau de especialização da modalidade stricto sensu. Em suma, essa formação visa conceber pesquisadores com caráter analítico e é o primeiro passo para quem almeja seguir carreira na academia.  No Brasil, existe a categoria de mestrado profissional, que visa formar profissionais para o mercado com visão analítica, entretanto, essa categoria ainda é rara em comparação com o mestrado acadêmico.

Pós-graduação: diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

O mestrado tem duração de 24 meses, podendo se estender até 30.  Durante o curso, o mestrando participa de aulas presenciais, pesquisa de campo e revisão bibliográfica. Simultaneamente, ele é acompanhado de um orientador, que conduz a pesquisa e a revisão teórica.

Por fim, para obter o título de mestre, o aluno precisa escrever e defender uma dissertação desenvolvida ao longo do curso.  De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 0,8 % dos brasileiros entre 25 e 64 anos possuem título de mestre.

Doutorado

Pós-graduação: diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

O doutorado é uma formação ainda mais aprofundada na modalidade stricto sensu. O programa dura em média quatro anos , mas a carga horária em sala de aula é menos extensa. Nele, o aluno deve se dedicar mais a sua pesquisa e atividades extraclasse. Assim como no mestrado, durante toda a formação o pesquisador é acompanhado de um orientador, que auxilia na condução da pesquisa e da revisão bibliográfica.

Nesse sentindo, no doutorado o nível de exigência teórica é bem maior do que no mestrado e o doutorando deve desenvolver uma tese ao longo do curso. Enfim, para obter o título de doutor, é necessário a defesa da tese, que traga um conhecimento inédito para a ciência, sendo necessária a aprovação por uma banca de doutores.

Agora que você já sabe a diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado. Que tal conhecer o Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território e  as outras especializações lato sensu que a Univale oferece? Seja um profissional de destaque, venha para Univale!