Dia Mundial da Energia: saiba mais sobre os laboratórios da Univale

Neste sábado, 29, é comemorado o Dia Mundial da Energia. A data foi criada como uma forma de incentivar a transição para as energias renováveis. No Você Sabia de hoje vamos conhecer alguns laboratórios dos cursos de engenharia, em que os alunos aprendem sobre eletrônica, automação e instrumentação. Estes espaços atendem não só ao curso de Engenharia elétrica, mas também disciplinas dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Civil e Ambiental

…..

O Laboratório de Instrumentação trabalha com as disciplinas de eletrônica digital e é equipado com processadores controlados, módulos para trabalhar com eletrônica digital, módulos para trabalhar com os microprocessadores e eletrônica analógica com computadores operacionais, além de circuitos elétricos e toda a área de eletrônica.

…..

No Laboratório de Automação Industrial é feito o controle do processo, tanto digital quanto analógico. O espaço tem uma rede de computadores para simular o chão de fábrica, onde são levantadas plantas de processo e parâmetros, tanto no sistema contínuo quanto no sistema discreto. O laboratório busca dar a maior amplitude para o aluno entender os processos e a importância do levantamento dos parâmetros para o controle automático.

…..

O Laboratório de Eletrônica Analógica atende a todas as disciplinas que abordam circuitos elétricos, eletrônica e eletrônica de potência.  Nesse laboratório, são feitas as práticas básicas e fundamentais dos cursos de engenharia na área de eletrônica.

…..

Por último, vamos falar sobre o Laboratório de Materiais e Medidas Elétricas que trabalha máquinas, motores, medições de um modo geral e a luminotécnica. O curso de Engenharia Elétrica tem um diferencial, pois aborda as duas atribuições da engenharia. O engenheiro eletricista formado pela Univale, estuda tanto a área eletrotécnica quanto a área de eletrônica.