Deck com vista para o Pico da Ibituruna e o letreiro "Viva Valadares", colocado pelo departamento de Turismo da Prefeitura de Valadares. Foto de Leonardo Morais

No Dia Nacional do Turismo, professores da Univale fazem reflexões sobre turismo e desenvolvimento

02 março, 2023

O dia 2 de março é uma das datas em que se comemora o Dia Nacional do Turismo. E a Univale, em seu papel de instituição comunitária que tem compromisso com a região, tem um papel importante em promover reflexões para potencializar as diversas atividades exercidas em Governador Valadares e demais municípios. Professores da instituição trazem reflexões e propostas sobre como estimular o turismo e o desenvolvimento regional.

Foto do Haruf Salmen Espindola, que fala sobre turismo e desenvolvimento
Professor Haruf Salmen

Coordenador do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), o professor Haruf Salmen Espindola enfatiza que o crescimento do Turismo nunca acontece por acaso, e só ocorre quando há a valorização do profissional turismólogo e políticas públicas para o setor, trabalhando com vários elementos de forma integrada, entre os quais a cultura e a história.

“O turismo é uma indústria, tem importância grande para muitos países. Mas não se forma espontaneamente, precisa ser trabalhado. O primeiro passo para um local ser atrativo para quem é de fora, é ser atrativo para quem é de dentro. Se as pessoas não forem turistas na sua própria cidade, como atrair outros? É preciso desenvolver elementos culturais da cidade e promover a identidade local, criando elementos que possam ser atrativos. E tudo isso depende de planejamento e visão para desenvolver”, ponderou o professor.

Rota de turismo

Em 2022, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale participaram da elaboração da Rota das Sete Maravilhas de Valadares, em parceria com o programa Viva Valadares, do departamento de Turismo da Prefeitura. Além de belezas naturais, como o rio Doce e o Pico da Ibituruna, marcos arquitetônicos foram incluídos entre as maravilhas – entre eles a Açucareira e a praça Serra Lima.

Foto da professora Marianna França
Professora Marianna França

Professora do curso, Marianna França destaca que há cidades que foram incluídas em rotas turísticas graças a seus edifícios arquitetônicos. Ela cita o exemplo de Bilbao, na Espanha, após a construção do Museu Guggenheim. “Bilbao, na Espanha, não tinha turismo. Quando o Guggenheim teve o concurso [para projetar o museu], Bilbao entrou na rota turística da Espanha. Muita gente que vai à Espanha quer ir a Bilbao só para visitar o museu. A arquitetura ajuda, influencia e incentiva sim o turismo, sem sombra de dúvidas”, afirmou.

Assim como Haruf, ela também considera importante o desenvolvimento cultural como um fator capaz de estimular o turismo. “O que traz turista para cá é a Ibituruna, principalmente para quem voa. Mas e se a gente tivesse um concurso para fazer um museu sobre as pedras preciosas e semipreciosas, ou sobre a mica? Se construir algo muito legal, Valadares entra na rota, principalmente nessa região mais próxima. O que tem que ser feito é incentivar o povo de Valadares a conhecer a história de Valadares, mas para isso também precisa ter um lugar adequado, um museu com espaço e investimento. Muita gente daqui não conhece a história da cidade”, declarou Marianna.