Dia do Fonoaudiólogo: saiba mais sobre essa profissão

09 dezembro, 2020

Com atuação ampla, esses profissionais são responsáveis por cuidar da saúde auditiva e processos de linguagem

No dia 9 de dezembro é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, esta data é reconhecida como o dia em que foi regulamentada a profissão no Brasil, no ano de 1981. De acordo com o Conselho Federal de  Fonoaudiologia, existem cerca de 46 mil profissionais atuando no país.

Ligada a área da Saúde, a Fonoaudiologia é uma profissão que contribui para pesquisar, prevenir, avaliar e tratar as alterações da voz, fala, linguagem e aprendizagem dos indivíduos.  Atualmente, os estudos estão voltados para o processo de comunicação, a linguagem e comportamento humano.

Quer saber mais sobre essa área de conhecimento que é muito importante nos processos de comunicação interpessoal? Acompanhe as informações abaixo.

O trabalho como fonoaudiólogo é abrangente e pode atuar desde momentos difíceis, como reabilitação de pacientes, até no processo de ensino-aprendizagem de crianças. A atuação permite um intercâmbio de informações entre fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde, contribuindo para melhorar distúrbios da fala, audição e linguagem.

Além disso, promovem o diagnóstico de problemas na voz para pessoas que a usam para fins sociais e profissionais, realizando terapias e aperfeiçoamentos dos padrões de fala em todas as idades. Atualmente, o trabalho com a voz precisa de um cuidado especial, principalmente em tempos de comunicação remota, nos quais uma boa fala faz toda a diferença.

A profissão permite participar de espaços educacionais, como escolas e creches, para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de alunos e favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

criança fala em microfone em tratamento com fonoaudiólogo

Como é o mercado de trabalho para fonoaudiólogos?

Por estar presente em diversos campos relacionados à saúde e bem-estar, o profissional pode atuar em: hospitais e postos de saúde, consultórios, clínicas, escolas, grupos de teatro e canto ou em qualquer ambiente de trabalho que envolva audição e voz, e também em ambientes com poluição sonora excessiva.

Nesses locais, o fonoaudiólogo pode prestar assistência desde bebês em situações de risco, até crianças que apresentam atraso no desenvolvimento e distúrbios da fala, da linguagem ou  da audição. Podem auxiliar de forma significativa em pessoas que apresentam problemas de voz e distúrbios de aprendizagem.

Também são capazes de ajudar no processo de reabilitação em pacientes com distúrbios de deglutição, mastigação e/ou sucção, pessoas que apresentam qualquer dificuldade de comunicação em decorrência de sequelas de doenças neurológicas, e pessoas portadoras de deficiências que tenham problemas de comunicação.

Como é o curso de Fonoaudiologia na Univale?

O curso de Fonoaudiologia da Univale começou a ser ofertado recentemente e é uma novidade na universidade. A formação é um bacharelado, ofertado no período noturno e com duração de 8 semestres.

O curso tem como objetivo capacitar o aluno a atuar nos campos clínico-terapêuticos das práticas fonoaudiológicas e na saúde coletiva, sob o enfoque da avaliação, promoção, prevenção, aprimoramento e reabilitação da comunicação humana, bem como das funções neurovegetativas.

Dentro do curso o aluno terá a oportunidade de conhecer especialidades como audiologia, disfagia, fonoaudiologia educacional, linguagem, motricidade orofacial, saúde coletiva, voz, fonoaudiologia neurofuncional, fonoaudiologia do trabalho, gerontologia e neuropsicologia.

Os alunos terão atividades e aulas práticas desde o início do curso nos diversos laboratórios da universidade, e posteriormente realizarão estágios nas instituições, hospitais, clínicas e unidades de saúde, escolas e empresas conveniadas à Univale.

Além dos estágios, o aluno terá oportunidade de participar de projetos de extensão e de iniciação científica, o que contribuirá muito para a formação teórica, prática e de pesquisa, chegando no mercado de trabalho como um profissional completo, preparado e atual.

Quer saber mais? Confira a página do curso de Fonoaudiologia da Univale!