PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Abertura da Semana Acadêmica da Biomedicina e homenagem pelo Dia do Biomédico

Dia do Biomédico é celebrado ao longo de Semana Acadêmica na UNIVALE

21 novembro, 2023

Dia 20 de novembro é quando se celebra o Dia do Biomédico, em alusão à data de regulamentação profissional da categoria. Na UNIVALE, a ocasião está sendo lembrada na Semana Acadêmica do curso de Biomedicina, de segunda a sexta-feira (de 20 a 24), com palestras, minicursos, apresentações dos alunos e mesas-redondas, com debates sobre o tema principal, “Habilitações e áreas de atuação do biomédico”, mas discutindo também outros assuntos, como produção científica e a importância do networking no mercado de trabalho.

A lembrança do Dia do Biomédico, na abertura da Semana Acadêmica, é uma forma de homenagear os profissionais da área, permitindo que estudantes já se sintam parte da categoria, conforme salienta a coordenadora do curso na UNIVALE, professora Daniele Altera. Ela destaca que o biomédico pode atuar em mais de 30 especializações, que incluem exames laboratoriais, diagnósticos de doenças e até fertilização in vitro. “Muitos ainda não têm clareza do papel do biomédico e dos diferentes ramos de atuação dos profissionais. Muitas pessoas já estiveram sob a responsabilidade de um profissional de Biomedicina, talvez até mesmo sem saber”, disse a coordenadora.

Abertura da Semana Acadêmica da Biomedicina e homenagem pelo Dia do Biomédico

Daniele avalia que o biomédico muitas vezes esteve “escondido dos olhos do público”, mas tem sido cada vez mais valorizado, principalmente os formados pela UNIVALE. “Atualmente o mercado de trabalho reconhece mais o valor do biomédico. Já percebemos que existem profissionais presentes nas mais de 30 áreas de atuação que temos hoje em nosso rol de especializações. Prova disso são os nossos egressos, que estão todos empregados. E temos ainda empresas em contato constante com a instituição, para recrutar nossos estagiários, que antes mesmo de se formarem já têm emprego garantido”, destacou.

Habilitações do biomédico em destaque na Semana Acadêmica

Ao longo da semana, os estudantes do curso saberão mais sobre as habilitações que o biomédico pode exercer. A palestra de abertura trouxe três profissionais que atuam em áreas distintas: o biomédico analista clínico Emerson Thiago, a biomédica esteta Polyana Medrado, e a biomédica embriologista Gabriella das Graças. O Dia do Biomédico também foi celebrado na abertura da Semana Acadêmica.

“É importante celebrar essa data em todo Dia do Biomédico, porque a gente consegue perceber a contribuição de nós, biomédicos, para a saúde e para a ciência. O mercado de trabalho é promissor, oferece diversas oportunidades em vários campos de atuação. Porque são mais de 35 habilitações, e isso faz com que a gente tenha versatilidade na área da saúde. E a gente promove saúde, e progresso científico também”, observou a professora Tauane Soyer, biomédica que está à frente da comissão organizadora da Semana Acadêmica, composta também por nove alunos do curso.

Abertura da Semana Acadêmica da Biomedicina e homenagem pelo Dia do Biomédico

A Biomedicina prossegue com a Semana Acadêmica na terça e quarta-feira (dias 21 e 22), com as apresentações do Seminário Integrador, voltadas ao tema das habilitações e áreas de atuação profissional. A quinta-feira (23) é o dia dos minicursos, sobre diagnóstico microscópico de fungos; coleta sanguínea; e auriculoterapia; e também é o dia da palestra com professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador, André Santos, falando sobre os desafios da pesquisa e da ciência, seguida de mesa-redonda com participação de professores e pesquisadores da UNIVALE. O encerramento, na sexta-feira (24), tem outra palestra, desta vez com Ludy Faria, falando sobre networking e mercado de trabalho.

“Esta Semana Acadêmica proporciona aos alunos uma conexão direta com o mercado de trabalho e com especialistas renomados, passando atualizações sobre as últimas tendências da área. Além disso, a gente promove discussões relevantes entre nossos alunos e os biomédicos que estão no mercado. Acredito que essa experiência da Semana Acadêmica foi bem diferente e enriquecedora para nossos estudantes, pensando no futuro deles como biomédicos”, acrescentou a professora Tauane Soyer.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down