Dia da Universidade: conheça mais sobre este espaço transformador de vidas

As universidades são responsáveis por realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, com serviços de atendimento à comunidade.

Dia 18 de janeiro é celebrado o Dia da Universidade, em homenagem às instituições  responsáveis por ofertar ensino, pesquisa e extensão para milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Brasil possui 2.608 instituições de ensino superior e, dentre elas, mais de 200 são universidades. Apesar desse grande número, no entanto, pesquisas recentes mostram o impacto direto da pandemia no sistema de educação superior do país, aumentando a taxa de alunos evadidos e inadimplentes.

O que é uma universidade?

dia-da-universidade-o-que-e-uma-universidade
Imagem: ASCORG

Há diversos tipos de instituições de ensino superior, sendo elas as faculdades, os centros universitários, os centros de educação tecnológica e os institutos federais. O que diferencia a Universidade de todos esses citados é a sua pluridisciplinaridade, com atividades focadas no ensino, pesquisa e extensão, que atendem a comunidade. A Univale, por exemplo, tem esse tripé como base, além de se empenhar na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento humanístico.

Ensino: Univale já formou mais de 30 mil profissionais no ensino superior

dia-da-universidade-ensino
Imagem: ASCORG

O ensino é o principal objetivo da Univale, que está há  mais de 50 anos transformando a vida de diversas pessoas em Governador Valadares e região. São mais de 40 cursos, presenciais e EaD, em várias áreas do conhecimento, como saúde, licenciaturas, ciências exatas e sociais. Além disso, os alunos podem praticar as teorias aprendidas em sala de aula nos diversos laboratórios e espaços didáticos da Universidade.

Com o auxílio de professores qualificados e notáveis, a excelência do ensino é garantida na Univale. E o resultado positivo é refletido no mercado de trabalho, onde os profissionais formados na universidade acabam se destacando no que fazem.

Pesquisa: como a universidade contribui para o avanço científico

dia-da-universidade-pesquisa
Imagem: ASCORG

Um dos principais objetivos da Univale no campo da pesquisa é ampliar as atividades do conhecimento humano para o desenvolvimento econômico, social, cultural, ambiental e nas áreas da saúde e tecnologia de Governador Valadares e região. Tais estudos científicos marcam presença no setor público e privado, além de proporcionarem a participação da universidade em empreendimentos e parcerias com organizações não governamentais.

Uma das muitas pesquisas realizadas na Univale é a do professor Pedro Marçal, do curso de Farmácia, que estuda a hanseníase desde 2008. Ele busca desenvolver um teste rápido para diagnosticar a doença, e ganhou o apoio internacional da Emory University.

Conheça outras pesquisas que estão em desenvolvimento na Univale.

Extensão: o papel da Univale na comunidade

dia-da-universidade-extensao
Imagem: ASCORG

Os projetos de extensão da Univale aproximam a inovação científica da comunidade, além de garantirem uma formação mais humanizada para os seus alunos. As clínicas de odontologia, a clínica veterinária e o Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope) são exemplos de excelência, onde os estudantes atendem a população de Valadares e região, supervisionados pelos corpo acadêmico.

Em 2021 foram mais de 5 mil pacientes atendidos pelos serviços ambulatoriais, mais de 2 mil pessoas beneficiadas pelos atendimentos jurídicos e contábeis e 34.541 procedimentos odontológicos realizados nos espaços da Univale.

Por meio de ações como essas, a Univale busca cumprir seu papel de universidade comunitária e comprometida com o desenvolvimento regional. Quer saber mais sobre a Univale? Acesse o site da Fundação Percival Farquhar e conheça a história da instituição.