PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Dia da alfabetização: foto de uma mão feminina segurando uma mão masculina que está com um lápis, sobre folha de papel - a mão feminina auxilia a masculina a escrever

Taxa estima que, das pessoas de 15 anos ou mais, cerca de 11 milhões são analfabetas

08 setembro, 2022

Dia da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, reforça a importância de discussões acerca da temática

Por: Natalia Lima Amaral

Criado em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia da Alfabetização é celebrado em 8 de setembro. A data tem o objetivo de ressaltar a importância do tema e discutir questões ligadas à alfabetização de crianças, jovens e adultos, principalmente em países onde o índice de analfabetismo está alto. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade era de 6,6% (cerca de 11 milhões de analfabetos). 

dia da alfabetização

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, pedagoga e professora no mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, explica que vivemos em uma sociedade grafocêntrica, ou seja, centrada em imagens gráficas e na escrita. Portanto, para as crianças, o processo de alfabetização possibilita que elas possuam uma maior compreensão do que as rodeiam. Isso fortalece o seu protagonismo e o seu desenvolvimento como sujeito social e singular. 

A professora também chama a atenção para o fato de que a escolarização, como um direito de crianças, adolescentes e jovens, está sendo negada com o passar dos anos. Um reflexo dessa problemática, apontado por Celeste, é a juvenilização da EJA, ou seja, o ingresso de pessoas cada vez mais jovens (entre 15 e 17 anos) na educação de adultos. E, além disso, um levantamento do IBGE aponta que quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos, demonstrando que o país está longe de resolver a questão do analfabetismo. 

Dia da Alfabetização: foto da professora Maria Celeste
Professora Maria Celeste reflete sobre o Dia da Alfabetização

“É preciso rompermos com a visão de que a pessoa não alfabetizada é menos capaz e competente para resolver suas demandas, visto que essa perspectiva inferioriza as pessoas e faz com que as olhemos pelo olhar da falta. Estudos no campo do letramento nos alertam sobre esse modo de compreender as pessoas não alfabetizadas. E Paulo Freire que se dedicou incansavelmente à alfabetização afirmava: a leitura do mundo precede a leitura da palavra. A importância desse sujeito ter acesso a alfabetização é a garantia do direito e a ampliação das suas possibilidades de leitura de mundo, pelo domínio da leitura e da escrita”, explica a pesquisadora.

Acesso à educação em debate no dia da alfabetização

Maria Celeste também acredita que para que a alfabetização seja acessível a todos é necessário que o direito à educação passe por melhorias no que diz respeito ao seu acesso, além de maiores investimentos nas escolas e na carreira docente na educação básica. “O Estado, por sua vez, precisa cumprir o que já está posto constitucionalmente e pela legislação brasileira, do ponto de vista dos investimentos em educação”, ressalta.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down