Curso de Psicologia é homenageado na Câmara Municipal

O curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) comemora, em 2019, três décadas de existência. E, como forma de reconhecimento pela sua importância pela atuação e serviços prestados em Governador Valadares e região, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (5). A iniciativa foi da vereadora Iracy de Matos.

“Da pioneira turma de Psicologia até os dias atuais formou-se excelentes profissionais que dignificam o exercício da profissão em Governador Valadares e no país inteiro. Com essa homenagem reconhecemos e enaltecemos nesta casa legislativa a importância do curso de Psicologia na formação de profissionais e contribuições à nossa cidade e região. Mas também homenageamos e agradecemos a todos os protagonistas que trilharam esse caminho tão louvável, de 30 anos, que contribuíram e contribuem para edificação deste curso: alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários, professores e ex-professores, reitores e membros da Fundação Percival Farquhar”, disse a vereadora.

A Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, a vereadora Iracy de Matos, proponente da homenagem, e o professor e coordenador do curso de Psicologia, Omar Ferreira.

Em seguida, Júlio Avelar, o vereador que conduziu a reunião, convidou o professor e coordenador do curso, Omar de Azevedo, e a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, para irem à frente receberem das mãos de Iracy de Matos um quadro com a homenagem feita pela Câmara Municipal. Foi convidada, ainda, para receber a homenagem, a professora Antônia Izanira de Carvalho, que contribuiu para a implantação do curso de Psicologia.

A professora Solange Nunes Batista Coelho, docente veterana do curso, também fez uso da palavra e disse se sentir honrada com o convite do coordenador do curso representando os demais professores e toda a comunidade acadêmica da Univale para agradecer a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores. Ela destacou que a psicologia foi regulamentada no Brasil em 1962 e chegou à região de Governador Valadares na década de 1980. Mas apenas uma seleta camada da população podia pagar os serviços.

“Foi quando um pequeno grupo de profissionais percebeu o quanto a população, de uma forma geral, a cidade como um todo e a região eram carentes desses serviços de psicologia. Então, propuseram à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, a implantação do curso de Psicologia em Governador Valadares. Imediatamente, a Fundação e as faculdades integradas aceitaram este desafio em inovar”, relembra a docente.

Ainda de acordo com a professora Solange, docentes, discentes e egressos do curso têm participado da implantação e da consolidação de todas as políticas públicas que atualmente existem na região. Elas abrangem a área da saúde, Atenção Básica, Secundária e Terciária, além da Assistência Social, com Proteção Básica, Proteção Específica, nos serviços da Justiça, como o CEJUSC, Pai PJ, Defesa Social, Programa Fica Vivo, PreSp, nas organizações e instituições em Valadares e na área da Educação com a criação do Craedi, entre outros.

Para a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, o curso de Psicologia tem sido um parceiro importante da instituição em projetos importantes, como o Univale na Escola, orientando alunos do Ensino Médio na escolha da profissão. De acordo com a gestora, o Espaço A3, destinado ao apoio ao aluno, também conta com a partição do curso, com atendimento psicológico, buscando auxiliar os estudantes na elaboração de formas autônomas, de gerir seus desafios e dificuldades ao ingressar na faculdade.

“Mais recentemente, o curso está colaborando com gestão superior na implantação do programa ‘Univale – Orgulho em Pertencer’, um trabalho iniciado no mês de abril que busca a valorização dos colaboradores da instituição. Como podem perceber, além de formar profissionais para o mercado, o curso ocupa um papel estratégico na instituição e também na comunidade. Muito obrigada a todos vocês professores, ao coordenador do curso, professor Omar Ferreira. Somos gratos pelas parcerias, iniciativas inovadoras e pela dedicação. São vocês professores, que no dia a dia da sala de aula, promovem muito mais que a formação técnica; mas a formação de cidadãos críticos, autônomos, éticos e capazes de enxergar no outro um ser social”, finalizou.