Curso de Psicologia é homenageado na Câmara Municipal

O curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) comemora, em 2019, três décadas de existência. E, como forma de reconhecimento pela sua importância pela atuação e serviços prestados em Governador Valadares e região, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (5). A iniciativa foi da vereadora Iracy de Matos.

“Da pioneira turma de Psicologia até os dias atuais formou-se excelentes profissionais que dignificam o exercício da profissão em Governador Valadares e no país inteiro. Com essa homenagem reconhecemos e enaltecemos nesta casa legislativa a importância do curso de Psicologia na formação de profissionais e contribuições à nossa cidade e região. Mas também homenageamos e agradecemos a todos os protagonistas que trilharam esse caminho tão louvável, de 30 anos, que contribuíram e contribuem para edificação deste curso: alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários, professores e ex-professores, reitores e membros da Fundação Percival Farquhar”, disse a vereadora.

A Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, a vereadora Iracy de Matos, proponente da homenagem, e o professor e coordenador do curso de Psicologia, Omar Ferreira.

Em seguida, Júlio Avelar, o vereador que conduziu a reunião, convidou o professor e coordenador do curso, Omar de Azevedo, e a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, para irem à frente receberem das mãos de Iracy de Matos um quadro com a homenagem feita pela Câmara Municipal. Foi convidada, ainda, para receber a homenagem, a professora Antônia Izanira de Carvalho, que contribuiu para a implantação do curso de Psicologia. 

A professora Solange Nunes Batista Coelho, docente veterana do curso, também fez uso da palavra e disse se sentir honrada com o convite do coordenador do curso representando os demais professores e toda a comunidade acadêmica da Univale para agradecer a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores. Ela destacou que a psicologia foi regulamentada no Brasil em 1962 e chegou à região de Governador Valadares na década de 1980. Mas apenas uma seleta camada da população podia pagar os serviços.

“Foi quando um pequeno grupo de profissionais percebeu o quanto a população, de uma forma geral, a cidade como um todo e a região eram carentes desses serviços de psicologia. Então, propuseram à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, a implantação do curso de Psicologia em Governador Valadares. Imediatamente, a Fundação e as faculdades integradas aceitaram este desafio em inovar”, relembra a docente.

Ainda de acordo com a professora Solange, docentes, discentes e egressos do curso têm participado da implantação e da consolidação de todas as políticas públicas que atualmente existem na região. Elas abrangem a área da saúde, Atenção Básica, Secundária e Terciária, além da Assistência Social, com Proteção Básica, Proteção Específica, nos serviços da Justiça, como o CEJUSC, Pai PJ, Defesa Social, Programa Fica Vivo, PreSp, nas organizações e instituições em Valadares e na área da Educação com a criação do Craedi, entre outros.

Para a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, o curso de Psicologia tem sido um parceiro importante da instituição em projetos importantes, como o Univale na Escola, orientando alunos do Ensino Médio na escolha da profissão. De acordo com a gestora, o Espaço A3, destinado ao apoio ao aluno, também conta com a partição do curso, com atendimento psicológico, buscando auxiliar os estudantes na elaboração de formas autônomas, de gerir seus desafios e dificuldades ao ingressar na faculdade.

“Mais recentemente, o curso está colaborando com gestão superior na implantação do programa ‘Univale – Orgulho em Pertencer’, um trabalho iniciado no mês de abril que busca a valorização dos colaboradores da instituição. Como podem perceber, além de formar profissionais para o mercado, o curso ocupa um papel estratégico na instituição e também na comunidade. Muito obrigada a todos vocês professores, ao coordenador do curso, professor Omar Ferreira. Somos gratos pelas parcerias, iniciativas inovadoras e pela dedicação. São vocês professores, que no dia a dia da sala de aula, promovem muito mais que a formação técnica; mas a formação de cidadãos críticos, autônomos, éticos e capazes de enxergar no outro um ser social”, finalizou.

 

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support