Curso de Pedagogia da Univale desenvolve projeto com escolas públicas de GV durante isolamento social

29 abril, 2020

O projeto pretende auxiliar crianças carentes que enfrentam problemas para acessar o material didático

d9a71614 53eb 44f7 82bf a2c4d23d7622

No último dia 22, os alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Univale iniciaram um projeto com três escolas públicas de Governador Valadares, que visa auxiliar crianças que enfrentam dificuldades de manter os estudos neste período de isolamento social. O projeto intitulado “Compreensão Leitora: Diálogo com Diferentes Tipos de Linguagem” tem como objetivo proporcionar às crianças do 3º ano da Educação Básica condições reais de interação com o mundo letrado no qual convivem.

Além disso, o trabalho propõe a colaboração para o estímulo da leitura, escrita e interpretação de diferentes tipos textuais. Os materiais foram preparados sob a supervisão da professora Elizabete Aparecida, com atividades sobre os diferentes tipos de linguagens utilizadas na comunicação: textos, símbolos, charges, placas e exercícios de interpretação. Depois de organizadas e revisadas, as atividades foram impressas, colocadas em envelopes e entregues para a equipe gestora das escolas parceiras — Escola Municipal Santos Dumont, Escola Municipal Rosalva Simões Ramalho e Escola Estadual Frei Angélico de Campora. As escolas foram responsáveis pela entrega do material para as crianças.

Para as organizadoras, o projeto é uma forma de contribuir com a aprendizagem das crianças, visto que as mesmas, nesse período de isolamento, estão recebendo atividades via internet. Devido à situação financeira, muitas estão com dificuldade de resolver as atividades, pois algumas não conseguem acessar e/ou imprimir o material.

Para a diretora da E. M. Santos Dumont, Kátia Rodrigues, o projeto é de suma importância para os alunos. "Mais que atividades escolares, estamos entregando para nossas crianças carinho, alento e respeito, neste momento tão difícil de isolamento. Não consigo descrever em palavras cada sorriso, cada brilho no olhar nos lares onde estamos visitando", disse.

A diretora ainda agradeceu à organização pelo apoio. “Quero agradecer a equipe do curso de Pedagogia da Univalve pela brilhante iniciativa”. Para a professora Elizabete Aparecida, o projeto reafirma o compromisso do curso de Pedagogia com a educação da região. “Envolver as crianças cada vez mais no universo da leitura, de uma forma prazerosa, requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana, e nós, educadores, precisamos fazer a nossa parte”, afirma.

f4f7b1cc 8f17 4a01 8a61 a2f56d83f789

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91