Curso de Medicina realiza 1ª edição da Mostra de Anatomia e Desenvolvimento Humano

A Anatomia é a ciência que estuda a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados, macro e microscopicamente, levando em consideração a forma e a disposição dos seus órgãos. Para dividir esse conhecimento, os alunos do 1º período de Medicina da Univale realizaram a Mostra de Anatomia e Desenvolvimento Humano, na manhã de sábado, 1º de junho. Mais de 700 pessoas, entre alunos do Ensino Médio de escolas de Valadares e região, pais dos acadêmicos e demais interessados na área da saúde visitaram a mostra.

Os visitantes conheceram os Laboratórios de Anatomia, Embriologia e Citologia da Univale, com a finalidade de estimular a interdisciplinaridade no curso e compartilhar o aprendizado adquirido por meio de ensino e pesquisa.

Na abertura do evento, a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, ressaltou que as portas da instituição estão abertas para à comunidade, incentivando a busca pelo conhecimento. Ela também enfatizou a importância da prática nos cursos da área da saúde. “A gente acredita que o aprendizado acontece efetivamente com a prática. Por isso a Universidade prima muito pelos seus laboratórios, onde os alunos aprofundam e aprimoram conhecimento”.

O professor Nilo Nominato, coordenador do curso de Medicina, parabenizou os alunos pelo iniciativa e realização da atividade, que vai gerar ainda mais aprendizado para os acadêmicos. Segundo ele, é um prazer receber os convidados e mostrar um pouquinho da Univale. “Trabalhar para a comunidade é uma das grandes funções da Universidade”.

Além de passarem pelos ambientes e conhecerem as peças expostas, eles também puderam participar de discussões temáticas, mediadas pelos alunos e supervisionadas por professores Eduardo Martins Siqueira, Isaias Vieira Cabral, Nilson Souza Ferreira, Mônica Maria de Almeida e Elaine Carlos Scherrer Ramos.

Segundo o professor Isaias, essa mostra pode servir de inspiração para quem quer fazer um curso na área da saúde e, depois do sucesso, a ideia é ampliar o evento. “Hoje eu saio daqui com a sensação de dever cumprido. E agora planejamos expandir a mostra com os outros períodos e cursos da área da saúde”.