Curso de Enfermagem realiza atividade de extensão em Chonin de Cima

13 novembro, 2019

Futuros enfermeiros mostraram à comunidade de Chonin de Cima como identificar urgências clínicas e/ou traumáticas e manter a viabilidade dos órgãos vitais até a chegada do serviço de emergência

No último sábado, 9 de novembro, os acadêmicos de 1º período do Curso de Enfermagem participaram de uma Feira Multidisciplinar, na Escola Estadual Marçal Ciríaco da Silva, no distrito de Chonin de Cima.

A ação, feita sob supervisão da profesora Heloine Leite, foi uma extensão da disciplina “Suporte Básico de Vida”, e abordou temas como as “Manobras de ressuscitação cardiopulmonar em adultos, crianças e bebês”, “Desobstrução de vias áreas em adultos e crianças” e “Atendimento ao Paciente Politraumatizado”.

Com a participação dos estudantes da escola, familiares e professores, além da comunidade de Chonin de Cima, os futuros enfermeiros mostraram como identificar urgências clínicas e/ou traumáticas e manter a viabilidade dos órgãos vitais até a chegada do serviço de emergência.

Segundo a professora Heloine Leite, “a proposta é introduzir na sociedade as situações de urgências e emergências nos diversos cenários de prática observando o contexto social e possibilitar uma análise segura dos procedimentos de suporte básico de vida no atendimento pré-hospitalar”.

A Feira Multidisciplinar, em prol da Saúde, Educação e Responsabilidade Social, foi uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contou com apoio da 13ª Superintendência de Ensino de Governador Valadares, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

Escola Estadual Marçal Ciríaco da Silva, no distrito de Chonin de Cima, recebeu alunos do Curso de Enfermagem para uma Feira Multidisciplinar