Curso de Enfermagem promove ações em EFS dos bairros São Tarcísio e Centro

No último dia 31 de outubro, os alunos do 5º período do Curso de Enfermagem, acompanhados pelos professores Micael Alves dos Santos e Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, participaram do encerramento da Campanha Outubro Rosa nas Estratégia Saúde da Família (ESF) São Tarcísio e Centro. Os profissionais locais, juntamente alunos e professores, realizaram testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, coleta de exame preventivo do colo uterino, avaliaram as mamas e solicitaram mamografias das mulheres que compareceram ao Serviço.

As atividades, que aconteceram das 13h às 20h, contaram ainda com corte de cabelo e design de sobrancelhas oferecidos pela Escola CEDEC, parceira do evento. O evento, denominado Mutirão de Preventivos, é realizado em horário especial para atender ao público que tem dificuldade em utilizar os serviços no horário regular.

De acordo com o professor Micael, quem também atua como coordenador local da ESF São Tarcísio e da UBS Centro, “essas atividades são fundamentais para a integração ensino-serviço e permitem aproximar teoria e prática, e consolidar os conhecimentos dos estudantes acerca da saúde da mulher e da Atenção Primária à Saúde, uma vez que, além de desenvolverem as atividades assistenciais descritas, os alunos também realizaram orientações em saúde”.

Colaboração: professor Micael Alves dos Santos