Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projetos sobre segmentos religiosos

14 agosto, 2019

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale estão desenvolvendo mais uma atividade voltada à comunidade envolvendo a disciplina Projeto Arquitetônico. Os trabalhos iniciados no segundo semestre deste ano são realizados por acadêmicos do 4º período, sob responsabilidade da professora Ilara Duran, coordenadora do curso, junto aos professores Guilherme Letízio e Igor Rezende.

Sala de aula com alunos de Arquitetura e Urbanismo em atividade do curso

“Dentro da mesma tipologia, institucional, a gente vai tratar de diferentes projetos. Neste semestre, o institucional escolhido é a igreja. Então, recebemos representantes de três segmentos religiosos, que são a Igreja Católica, a Igreja Presbiteriana e o Centro Espírita. E eles vão falar sobre a influência dessa tipologia no espaço físico”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Religiões e a Arquitetura

A reunião com os representantes das igrejas foi nessa segunda-feira (7), no CTC do campus II. A professora Ilara esclarece que em nenhum momento se discutiu religião, mas foram feitas perguntas sobre esse tema para que os alunos pudessem contextualizar e entender o que era necessário ter dentro desses espaços. Segundo ela, os estudantes gostaram muito, fizeram perguntas e, alguns, já iniciaram visita técnica na cidade.

“Sempre que a gente vai iniciar um projeto é bom trazer alguém, que não seja um professor, que entenda do que está falando e vivencie isso na prática. Eu acho que os alunos atingiram o objetivo. A gente vai orientar para que entreguem um trabalho preliminar até o final do semestre e projeto no próximo ano”, finaliza ela.