crefono 6

Crefono 6 realiza treinamentos para fonoaudiólogos na UNIVALE

28 novembro, 2022

Além de um treinamento gratuito de suporte básico de vida oferecido pelo Corpo de Bombeiros, o Crefono 6 realizou um aperfeiçoamento de laudos, relatórios e prontuários

Por: Natalia Lima Amaral

O Conselho Regional de Fonoaudiologia - 6ª Região (Crefono 6) está visitando Governador Valadares e região com o projeto chamado “Crefono até você”, que tem o objetivo de comparecer nas cidades onde tem um número significativo de fonoaudiólogos e estreitar os laços com esses profissionais, ouvindo suas demandas e tentando solucioná-las dentro do possível.

Além disso, o Conselho também oferece aperfeiçoamentos gratuitos, de extrema importância para o fonoaudiólogo. Na manhã desta sexta-feira (25/11), de 08h às 17h, aconteceu na UNIVALE um treinamento de Suporte Básico de Vida, oferecido pelo Corpo de Bombeiros, no Auditório A do campus II. O curso de Fonoaudiologia da UNIVALE também busca estreitar os seus laços com o Conselho, mantendo esse contato ao longo de toda a graduação dos alunos.

Luciana Silveira e Silva Castro, coordenadora do curso e conselheira no Crefono 6, acredita na importância dessas oportunidades proporcionadas para os profissionais da área. “Estamos nos adiantando nessa questão de poder capacitar os profissionais fonoaudiólogos, de certa forma, com precocidade e de maneira gratuita. Algo que seria difícil, que talvez teríamos que nos deslocar para a capital para conseguir, e o Conselho fez essa gentileza de trazer a formação até Valadares. Sem contar que é uma oportunidade maravilhosa para os alunos já terem um primeiro contato desde o 1º período com o Conselho, entendendo o papel dele para o profissional de Fonoaudiologia e para a comunidade. Isso é maravilhoso”.

crefono 6
Treinamento gratuito com o Corpo de Bombeiros para Fonoaudiólogos do Crefono 6 no campus II da UNIVALE — Imagem: Ascorg

Além do treinamento de suporte básico de vida oferecido pelo Corpo de Bombeiros local, a UNIVALE sediou a oficina de prontuários, baseada nas normativas do Conselho Federal, às 19h, no Auditório A. Thaís Moura Abreu e Silva, diretora secretária do Crefono 6, esclarece que todo suporte oferecido aos profissionais da Fonoaudiologia são gratuitos, o que é de extrema importância para a proximidade deles com o Conselho. “Nessas oportunidades temos um momento de esclarecer dúvidas e de fazer questionamentos em relação ao papel do Conselho. Isso é muito rico e deve ser aproveitado em todas essas ações”, comentou.

Thaís também destaca que o Conselho Federal está atuando para que as normativas e resoluções dos profissionais passem a incluir o suporte básico de vida como obrigatório. “O Crefono 6 é do fonoaudiólogo. Nós esclarecemos dúvidas e buscamos nos aproximar ao máximo dos profissionais fonoaudiólogos. O profissional, às vezes, queixa que os conselhos são distantes e isolados nas sedes. A nossa ideia é estar sempre para auxiliar no que ele precisar. E capacitar esses profissionais em relação ao suporte básico de vida já está acontecendo, como essa ação que estamos desenvolvendo e que, em breve, também será ofertada nos municípios do Espírito Santo”, explica.

Izabella Franco é fonoaudióloga, mora em Resplendor e atua em Baixo Guandu (ES). Ela vê nessa oportunidade oferecida pelo Crefono uma maneira de atender melhor os pacientes. “O Crefono 6 é nossa entidade, que defende e ampara nossa profissão. Ou seja, um porto seguro. Esse treinamento nos proporciona um atendimento mais seguro para os nossos pacientes, que muitas vezes são de risco. E, durante nossos atendimentos, podemos socorrê-los, caso algo aconteça. Até no dia a dia, das nossas casas, aprendemos a lidar com as intercorrências que podem vir”, comenta.

Confira outras ações do curso de Fonoaudiologia

• Professoras da UNIVALE participam do 30º Congresso de Fonoaudiologia;
  • Coordenadora de curso da UNIVALE ajuda a reformular diretrizes curriculares para todas as faculdades de Fonoaudiologia no Brasil;
  • II Simpósio de Fonoaudiologia da UNIVALE começa com participação da vice-presidente do Crefono;
  • Coral Vozes do Caige insere música na qualidade de vida de pessoas idosas.