Conheça Vinicius Marin, egresso de Engenharia Elétrica que concluiu mestrado nos Estados Unidos

23 setembro, 2020

Vinicius Berteli Marin concluiu o curso de Engenharia Elétrica na Univale em 2017. Como cresceu nos Estados Unidos, ele conta que sempre teve a intenção de voltar para lá e atuar no país como engenheiro eletricista.

Para alcançar esse objetivo, logo depois de concluir o curso da Univale, Vinicius embarcou para os EUA. Lá, ele começou trabalhando como eletricista, e três meses depois se inscreveu para o mestrado na Universidade de Bridgeport, com o intuito de validar o diploma de engenheiro e poder exercer a profissão de formação.

Agora em 2020, Vinicius acaba de concluir o mestrado, e já começou a trabalhar na área antes mesmo do fim do curso, ainda em 2019! Confira o depoimento completo de Vinicius Marin, na série "por onde andam nossos egressos?".

Eu sou nascido no Paraná. Minha mãe foi para os EUA tentar dar um futuro melhor para os filhos e quando ela conseguiu os documentos, nos levou. Na época eu estava na sexta série. Eu então comecei a sétima série aqui e fui até terminar o colégio. Quando eu estava com 18 anos, ela e o marido, que é valadarense, estavam com planos de voltar para o Brasil para que eu pudesse fazer faculdade e eles cuidarem da empresa que tinham aí em GV.

Eu acabei indo, mas eu não me adaptei ao Brasil, então sempre tive o objetivo de terminar a faculdade e retornar pra cá. E foi exatamente oque eu fiz. Eu ingressei na Univale em 2013 e formei em 2017. Em março de 2018 eu já estava aqui nos Estados Unidos, e em maio já tinha ingressado no mestrado. Durante meu período aí em GV eu trabalhava com meus pais, e depois que concluí o estagio fui empregado na AMP Elétrica.

Minha experiência na Univale foi muito boa, pelo estágio que eu fiz aí no Brasil, o conhecimento que eu obtive me ajudou muito. Quando cheguei aqui comecei trabalhando como eletricista, e no terceiro mês que estava aqui dei entrada no mestrado na University of Bridgeport, no estado de Connecticut.

Para obter minha licença de engenheiro aqui eu precisava ou traduzir meu diploma e fazer vários exames, ou ter um diploma daqui, e optei pelo diploma. Hoje, já formado no mestrado, meu diploma vale aqui, então posso fazer todas as licenças que preciso. Não foi fácil trabalhar o dia todo e ir a noite concluir o mestrado, mas consegui terminar em menos de 2 anos. Com 1 ano que estava aqui, consegui uma entrevista de emprego em uma empresa de engenharia, fui contratado e já estou trabalhando como engenheiro eletricista há um ano e meio.

Cada projeto é um aprendizado. No momento estou totalmente envolvido com projetos de museus, parques, universidades, entre outros. A maioria dos projetos são de Nova York e de Massachusetts, mas também temos projetos no Caribe e outros países. O nome da empresa que estou é Altieri Sebor Wieber.