brinquedoteca da UNIVALE capa

Conheça a Brinquedoteca da UNIVALE

20 maio, 2022

A Brinquedoteca foi elaborada em outubro de 2001, atendendo ao curso de Pedagogia da UNIVALE e crianças de diversas escolas da cidade

Por: Natalia Lima Amaral

Você já teve a oportunidade de conhecer algum laboratório extremamente lúdico? Aqui na UNIVALE campus II nós podemos te apresentar a Brinquedoteca, um espaço privilegiado em que professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade podem trabalhar com crianças de 0 a 10 anos de idade. Elaborada em outubro de 2001, nela é possível compreender o desenvolvimento infantil, acolher alunos de diversas escolas do município, além de disponibilizar acervos e empréstimos de livros literários infantis.

brinquedoteca capa
Imagem: acervo UNIVALE

Algumas disciplinas como Arte e Educação, Fundamentos e Metodologias da Matemática e Fundamentos e Metodologias da Alfabetização e Letramento são ministradas no local. Assim como a Universidade a qual o curso faz parte, a Brinquedoteca acolhe diversos projetos junto à comunidade local. Um exemplo deles é o Piquenique Poético que, antes da pandemia, acontecia semestralmente e de acordo com o cronograma. A professora Elizabete Carvalho, do curso de Pedagogia, acrescenta:

“A brinquedoteca é um local de ensino, aprendizagem e pesquisa permanente. É também um lugar de produção cultural e de relação com as outras pessoas e com outros objetos, sendo um espaço social que permite que as crianças, de qualquer nível econômico, tenham acesso aos brinquedos, jogos e livros. Sua dimensão é comunitária, permitindo que as crianças participem de projetos desenvolvidos com a participação de estudantes do curso”.
brinquedoteca piquenique poético 2019
Piquenique poético, que aconteceu em 2019, com as crianças da Escola Municipal Professor Daniel Alves Ajudarte — Imagem: cedida por Elizabete Carvalho

Além de criar espaços de convivência entre as crianças, a Brinquedoteca também valoriza o ato de brincar, atividades lúdicas e criativas responsáveis pelo desenvolvimento da criança. A caixa de contar histórias, por exemplo, trabalha a oralidade, a percepção, a argumentação e a interpretação, na qual a criança precisa estar prestando a atenção para dar continuidade a história. A professora Elizabete explicou como ela funciona:

“A caixa de histórias foi confeccionada pelas alunas do curso de Pedagogia e elas aprendem a contar histórias para as crianças. Dentro da caixa é possível colocar diversos materiais de acordo com o tema que será abordado e a história surgirá a partir dos objetos que forem saindo dela ao longo do enredo. É nesse momento que a criança, geralmente a partir dos 5 anos, consegue criar links do que foi falado antes para poder continuar a contar a história. A dificuldade do objeto também pode ir aumentando de acordo com a faixa etária, basta alterar os objetos e a quantidade deles”.
IMG 5460
A caixa de histórias desenvolvida pelas alunas do curso de Pedagogia da UNIVALE — Imagem: acervo UNIVALE

Confira os horários de funcionamento da Brinquedoteca:

Terça-feira, de 16h às 18h
Também é possível agendar uma visita ao local. Basta entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail pedagogia@univale.br

A Brinquedoteca fica no bloco A4, próximo ao Mestrado GIT, no campus II da UNIVALE.