Congresso reuniu engenheiros e estudantes para debater cenário da profissão

12 maio, 2022

Professores da UNIVALE participam ativamente das reuniões, além de representarem a instituição no Congresso Estadual de Profissionais (CEP)

Por: Natalia Lima Amaral

Congresso reuniu engenheiros e estudantes para debater cenário da profissão

Aconteceu nesta semana a etapa regional do Congresso Estadual de Profissionais, um fórum organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) com o objetivo de discutir e propor políticas, estratégias e programas dos respectivos campos de atuação. A reunião aconteceu na Inspetoria de Governador Valadares na noite da última terça-feira (10). A 11ª edição do congresso contou com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional e os professores da UNIVALE estiveram presentes.

A Inspetoria de Governador Valadares é coordenada por Anderson Caetano Gusmão, professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE e a primeira fase do congresso, que aconteceu no dia 2 de maio, contou com os professores Rondinelly Pereira e Maycon Dias Cezário representando a universidade. A reunião tratou sobre a importância da discussão da elaboração de propostas dentro dos eixos inovação, infraestrutura e inovação tecnológica, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento nacional de políticas públicas para a engenharia, agronomia e geociências.

Na reunião do dia 10, os representantes de diversas inspetorias da região Leste debateram propostas que serão encaminhadas para o Congresso Estadual de Profissionais que acontecerá dia 13 de julho deste ano, em Belo Horizonte. Portanto, a colaboração de profissionais das áreas é de extrema importância.

A participação também foi aberta para alunos de graduação de qualquer período, que também tiveram a oportunidade de debater e apresentar suas propostas. “De certa forma, os alunos já fazem parte de um sistema e, como futuros profissionais, eles podem contribuir com inovações para a área da engenharia. E além da oportunidade de contribuição, também há um contato próximo com os profissionais da área”, destacou o professor Rondinelly Pereira, coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIVALE.