“Carta de Governador Valadares” relembra tragédia de Mariana e aponta falta de solução efetiva

COMUNICADO SOBRE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

12 fevereiro, 2021

A Prefeitura de Governador Valadares divulgou nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, uma lista com as instituições privadas de ensino que estarão liberadas para o retorno às aulas presenciais. A Universidade Vale do Rio Doce está apta e preparada para receber os alunos que desejarem pelo retorno presencial, atendendo a todos os critérios de biossegurança. O retorno das atividades está vinculado ao Protocolo Municipal para Retomada das Aulas Presenciais durante o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19.

Apesar da permissão, a Univale decidiu realizar uma pesquisa interna para saber a opinião dos alunos sobre o retorno das aulas presenciais. A decisão é que a volta dos alunos à universidade será gradativa, controlada e segura. Todas as ações serão monitoradas constantemente, sempre analisando o cenário da saúde regional.

A partir do dia 22 de fevereiro retomaremos às atividades práticas e aos estágios supervisionados. Para as aulas teóricas a instituição está organizando uma retomada gradativa que será informada oportunamente, via e-mail e portal do aluno, sempre respeitando os termos do decreto municipal.

Conforme as deliberações da Prefeitura, estamos autorizados a retomar às aulas presenciais seguindo os critérios estabelecidos pelo Decreto n. 11.352, de 2 de fevereiro de 2021. Como já é do conhecimento de todos, desde o começo da pandemia a instituição elaborou um plano de contingência que leva em consideração todos os protocolos de segurança adequados para que o retorno proteja a saúde de todos.

Os alunos receberão as informações sempre pelos canais oficiais: e-mail e portal do aluno.

A universidade está totalmente preparada para receber os alunos com todas as adequações nos campi, determinadas pelo setor de Biossegurança, juntamente com o Comitê de Crise em Saúde. Estão sendo tomadas inúmeras medidas de prevenção, como orientações sobre a doença, instalação de dispenser e distribuição de álcool gel 70% em locais estratégicos e setores administrativos; demarcação para distância mínima entre uma pessoa e outra; e outras medidas sugeridas pelo Ministério da Saúde.

Lissandra Lopes Coelho Rocha

Reitora da Univale