Como escolher uma pós-graduação?

Como escolher um curso de pós-graduação?

24 abril, 2020

Escolher um curso de pós-graduação para se especializar não é mais uma vantagem, é uma necessidade. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), apenas 25% dos recém-formados conseguem emprego em sua área de formação no primeiro ano.

Dentre outros fatores, esse é um que pode tornar o término da sua graduação um tanto quanto turbulento. Existe uma pressão social — e até mesmo pessoal — de que devemos nos inserir no mercado de trabalho logo após pegar o diploma.

Contudo, atualmente, a realidade não é essa. Em um mercado competitivo e disputado como o de hoje, é imprescindível ampliarmos nossos estudos além da graduação. O que você precisa é manter a confiança em suas habilidades e continuar se especializando.

Profissionais que possuem algum tipo de especialização não só conseguem uma entrada mais fácil no mercado de trabalho, como também chegam a ganhar até 50% a mais em relação aos que só possuem uma graduação, de acordo um estudo realizado pela Catho Educação.

Mas, afinal, como escolher um curso de pós-graduação? Hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar, olha só!

Tenha um objetivo claro

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de escolher um curso de pós-graduação é aonde quer chegar: a carreira que quer construir e como essa formação irá te ajudar a alcançar os seus objetivos. Em seguida, é importante prezar pela qualidade da instituição onde pretende cursar, a qualidade do corpo docente e o conteúdo programático do curso. Escolha um curso que irá te ajudar a atuar na área que você deseja.

como escolher um curso de pós-graduação

Por exemplo, imagine uma pessoa que terminou a faculdade de Direito, que oferece uma formação generalista da área, e deseja atuar em processo civil.  A melhor opção é fazer uma pós-graduação que aprofunde os seus conhecimentos em Direito Civil.

A lógica também serve para o contrário.  Para uma pessoa graduada em economia, que é uma formação mais específica, e que deseja atuar com gerência de lojas, vale procurar uma pós mais generalista, como em Gestão de Negócios, que dará uma visão mais ampla sobre empreendimentos.

Ter os seus objetivos profissionais claros é um passo muito importante para garantir o sucesso do seu futuro. Além do mais, recrutadores valorizam muito profissionais que sabem aonde querem chegar.

Fique de olho no “Timing”

Além de saber escolher um curso de pós-graduação certo, é preciso estar atento ao momento certo. Se o seu objetivo é entrar rápido para o mercado de trabalho, procure áreas que estão com alta demanda. Algumas áreas possuem demandas muito específicas e são carentes de profissionais no Brasil.  Outro ponto é saber qual o momento adequado para cada etapa da sua formação.

Por exemplo, um mestrado profissional ou um MBA (Master Businees Administration), embora não tenham contraindicação para recém-formados, exigem do profissional um momento diferente.  A experiência profissional irá ajudar a compreender melhor a aplicação do conteúdo.  Além disso, a maioria dos alunos já estarão em nível sênior, com discussões mais elevadas - sem experiência - o aproveitamento das aulas será menor.

Não é uma regra, mas o ideal é que o profissional comece com uma especialização após a graduação e depois parta para cursos mais avançados, como mestrado profissional, MBA, etc. Vale lembrar que no Brasil existem duas modalidades de pós-graduação, Lato Sensu e Stricto Sensu, que já foram assunto em outro artigo aqui do site e você pode conferir por aqui.

como escolher um curso de pós-graduação
Como escolher um curso de pós-graduação?

Bora se especializar?

Agora você já sabe como escolher um curso de pós-graduação ideal para os seus objetivos. Se você já tem em mente qual área quer seguir profissionalmente e deseja continuar a sua formação em uma instituição que é referência no mercado. Então, você precisa conhecer todos os cursos de pós-graduação da Univale!

Outros conteúdos que você vai gostar: