comidas de fim de ano

Comidas de fim de ano levantam questionamentos sobre o valor nutricional dos alimentos

27 dezembro, 2022

A professora Eloísa Medeiros, do curso de Nutrição da UNIVALE, conta um pouco mais sobre a relação de afeto com os alimentos e dá dicas para a semana de comidas de fim de ano

Por: Natalia Lima Amaral

Durante o período de fim de ano, muitas famílias se reúnem para celebrar as datas comemorativas de Natal e Ano Novo, e compartilham um momento de comunhão com muitas comidas de fim de ano tradicionais e típicas. Arroz de festa, farofa de bacon, salpicão, frango assado, pudim e muito mais. Essas receitas estão na memória afetiva de muitas pessoas e preocupam outras por conta do seu valor nutricional e da quantidade de calorias. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, um dos princípios básicos está no fato de que “a alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes”, ou seja, o significado de se alimentar é amplo e vasto.

comidas de fim de ano oficina professora eloísa
Professora Eloísa e alunos do curso do Nutrição em oficinaImagem: cedido por Eloísa Medeiros

A professora Eloísa Medeiros, do curso de Nutrição da UNIVALE, explica mais sobre as comidas como afeto e memórias, ultrapassando o questionamento fisiológico pela busca de nutrientes, e passando pela concepção de costumes, das relações entre a vida social e a construção dela pela alimentação. “Como diz Rubem Alves, ‘quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado’. Comfort food, ou comida afetiva, são comidas que nos trazem conforto e bem-estar, promovendo aquela sensação de que não estamos alimentando apenas o corpo, mas também a alma”, comenta.

As datas comemorativas e as comidas de fim de ano, em especial, remetem as pessoas às tradições da família, a encontros e memórias compartilhadas nessa época. Rabanadas, panetone, tender, peru, pernil, castanhas, bacalhau e diversas sobremesas, são majoritariamente bem calóricas. Mas é importante ressaltar que essas escolhas alimentares devem ser algo eventual e não devem ser consumidas diariamente ao longo do ano. Eloísa explica que o ideal a se fazer é manter o equilíbrio.

É necessário que o cuidado com a alimentação aconteça de forma adequada e contínua durante o ano, para que pequenas exceções neste período de festividades não causem sérios danos à saúde”, explica. Os feriados em 2022 acontecem no fim de semana (sábado e domingo), portanto, uma dica crucial de Eloísa é que você reorganize sua alimentação durante a semana para aproveitar as comidas de fim de ano. “Isso fará com que você não extrapole e tente dar uma maneirada, por exemplo, com a rabanada durante o café da manhã. Se possível, tente se exercitar durante esses dias”, completa.

Para se manter firme, a professora preparou 7 dicas importantes para permanecer saudável e aproveitar de todas as refeições em família no Natal e no Ano Novo:

1) Nunca vá de jejum para as comemorações. É importante você se alimentar normalmente, visto que esse hábito evita que você queira comer tudo que tem nas festas.

2) Monte um cardápio com preparações que envolvam carnes mais magras, sem gordura aparente ou frituras em excesso.

3) Busque mais por legumes frescos no lugar de embutidos.

4) Evite o excesso de bebidas alcóolicas. Tente intercalar elas com o consumo de bastante água.

5) Coma sempre saladas e frutas entre as celebrações. Elas não mais leves e seu processo de digestão é mais rápido.

6) Diminua as porções nas festas. Assim, é possível comer um pouco de cada preparo da família sem exagerar.

7) Evite “beliscar” o tempo todo.

comidas de fim de ano
Comidas feitas na oficina, ofertada pela professora Eloísa — Imagem: cedida por Eloísa

Uma orientação extra de Eloísa é que você aproveite o momento para se alimentar de forma consciente, mesmo com as comidas de fim de ano. “Não é preciso evitar a comida do Natal e a ceia do Ano Novo. É importante você partilhar desse momento com sua família e pessoas queridas, comendo o que gosta sem exageros e com moderação”. Mas se você se excedeu, calma. Também há dicas para essas circunstâncias. Retome a alimentação saudável com urgência após as festas e comidas de fim de ano, reduzindo o consumo de alimentos industrializados, açúcar e bebidas alcoólicas. Aumente a sua hidratação do corpo e priorize o consumo de frutas, verduras, hortaliças, cereais integrais, leguminosas, chás e sucos naturais.