Clínica para grandes animais retoma atendimentos em agosto com estrutura ampliada

13 julho, 2022

Unidade foi inaugurada durante a Expoagro, compondo o complexo do Centro Médico Veterinário junto à unidade de pequenos animais

Após o sucesso no atendimento a produtores da região nos dez dias da 51ª edição da Expoagro, no Parque de Exposições José Tavares Pereira, a unidade clínica para animais de grande porte voltará às atividades em agosto, com estrutura ampliada.

Para a gestora do Centro Médico Veterinário, Priscila Tucunduva, os atendimentos durante a exposição agropecuária foram uma primeira oportunidade para divulgar os trabalhos da clínica, inaugurada no dia 2 de julho, em parceria da Univale com a União Ruralista do Rio Doce (URRD). Em agosto, o espaço deve contar com a ampliação do bloco cirúrgico e a entrega de novos equipamentos. “É uma divulgação que mostra nosso serviço, e como pode ser daqui para a frente, com nossa disponibilidade de atendimento com a estrutura que a gente está montando”, comentou Priscila.

Benefícios para a comunidade

Lembrando da forte presença da pecuária na região, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univale, professor Victor Negrão Póvoa, destaca que a clínica montada no Parque de Exposições é um ganho para a comunidade, que passa a contar com um serviço de ponta em um centro de referência para animais de grande porte. Ele frisa que proprietários da região não precisarão mais custear o transporte de animais para locais a mais de 200 km de distância de Valadares.

“Ter um hospital para grandes animais na região era algo inimaginável, mas a gente conseguiu colocar isso em prática e vamos resolver essas demandas da comunidade. Para nossa instituição é um marco, a gente está favorecendo toda a região e também nossos estudantes, que terão como acompanhar os procedimentos voltados para grandes animais. Desde procedimentos clínicos não invasivos, até cirurgias avançadas”, destacou o coordenador.

Aprendizado para estudantes de Medicina Veterinária

Durante o evento, dentre os pacientes recebidos pela clínica, dois equinos apresentaram um quadro mais grave de cólica, e precisaram ficar internados por quatro dias. “Tivemos dois animais que ficaram por quatro dias na clínica, com veterinários e estagiários passando a noite e se revezando para um tratamento mais intenso”, explica a coordenadora do Centro.

Aprovada para o 7º período do curso, Gabrielli Gonçalves Paixão gostou da experiência de passar a madrugada em plantão de atendimento na clínica para grandes animais: “Foi muito interessante, são esses momentos que ajudam os alunos a se tornarem bons profissionais. É muito bom ter essa rotina e esse aprendizado. É assim que a gente pode ver o que gosta e direcionar o caminho”.

Também aprovada para o 7º período, Emilly Covre aproveitou a oportunidade de aprendizado: “Foram duas semanas carregadas de experiências. Foi o momento de colocar em prática tudo que aprendemos dentro de sala, nas aulas teóricas. O hospital de grandes animais e o evento agropecuário contribuíram para que pudéssemos ter contato e adquirir experiência com as afecções que mais acometem animais de grande porte no dia a dia do médico veterinário”.