capril da univale recebe 10 animais

Capril da UNIVALE recebe 10 animais para a produção de leite

28 outubro, 2022

As cabras vieram da cidade de Coronel Pacheco e chegaram no capril da UNIVALE por volta das 17h do dia 25

Por: Natalia Lima Amaral

Nesta última terça-feira (25/10) a Fazenda Experimental recebeu 10 cabras leiteiras para compor o capril da UNIVALE, vindas da cidade de Coronel Pacheco (MG). Os animais viajaram cerca de 500 km e já estão confortáveis no ambiente, localizado no campus Antônio Rodrigues Coelho, na rua Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário. A chegada delas marca a parceria firmada entre a instituição e a empresa Barbosa e Marques para a produção de leite de cabra, além do ambiente ser um laboratório prático para os alunos estagiários dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

As cabras possuem cerca de 12 a 18 meses e três delas estão em fase final de gestação. E na tarde desta quinta-feira (27/10) foi realizado o primeiro parto: uma delas deu à luz a dois filhotes. Mariana Farias, professora de Agronomia, conta que houve um cuidado especial para a seleção dos animais. “Além disso, tivemos também o cuidado com as questões das instalações. Sabemos que não precisa ser algo grandioso, mas algo simples, funcional e que seja mais tranquilo para os animais. Ao mesmo tempo, o capril da UNIVALE também será um local onde acontecerão treinamentos, tanto da própria UNIVALE, com os cursos de extensão, e também com os outros parceiros que temos, como o Sistema Faemg e Senar”, explica.

capril da univale e aluna Helisa Everli
Helisa Everli, aluna estagiária e uma das responsáveis pela manutenção do capril da UNIVALE — Imagem: Ascorg

Helisa Everli, aluna de Agronomia e estagiária da Fazenda Experimental, pôde participar do processo de acolhida das cabras e falou com empolgação sobre o momento. "Estávamos a mil e, desde o início do estágio, estávamos todos ansiosos com o capril da UNIVALE. Ontem, quando a professora Mariana disse que estava saindo do capril da cidade de Coronel Pacheco, ficávamos mandando mensagem de hora em hora para saber onde ela estava com os animais. Na hora que chegou foi uma festa aqui. Agora estamos todos felizes e empolgados com os próximos dias”, relata.

Cada cabra produz em média cerca de 2,5 litros de leite por dia, o que é considerado um bom volume. E todas elas são alimentadas com uma silagem especial, produzida pela própria Fazenda Experimental que as acolhe. Maykon Cezário, coordenador de Agronomia, conta que o projeto foi pensado há um tempo com um egresso do curso que trabalhava na Barbosa e Marques. “Eles adquiriram uma planta na produção de derivados de leite de cabra e nós vimos essa oportunidade para realizar uma parceria, como unidade amostral. O capril da UNIVALE será um ambiente para mostrar a importância da atividade caprina leiteira, motivando o produtor rural a trabalhar com essa área”, ressalta.

Os animais do capril da UNIVALE serão utilizados para a pesquisa, o ensino e a extensão, promovendo os cursos envolvidos e a capacitação de produtores interessados na atividade. Eles terão acesso a técnicas aprimoradas que garantem o sucesso na produção de leite de cabra. Helen Lages, aluna de Agronomia e também estagiária da Fazenda Experimental, vê a oportunidade para aprofundar os conceitos aprendidos em sala e na rotina prática. “O capril é de extrema importância para nós. Vamos adquirir habilidades profissionais e acadêmicas, levando isso para o exercício da nossa profissão. Acho isso muito bacana”.

Maykon também comenta que a disciplina de caprinocultura já está sendo ministrada em alguns cursos da instituição, de forma que os alunos possam ter a oportunidade de aprender mais sobre o tema. E todos os outros cursos que sentirem vontade de formar uma parceria serão muito bem-vindos. “O capril da UNIVALE é um ambiente que, a princípio, irá beneficiar diretamente os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Mas outros também poderão participar, como o de Nutrição, essencial para o desenvolvimento de produtos após a ordenha do leite. E muitos outros podem ser citados como exemplo”.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91