“Primeiros Socorros na infância” foi o tema da capacitação realizada na Creche Brilho do Turmalina e Escola Professor Daniel Alves Ajudarte no último dia 19 de novembro, terça-feira. A atividade, realizada pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência em Enfermagem (LATENF), teve como público-alvo professores e monitores das instituições supracitadas que atendem, diariamente, alunos na faixa etária de 0 a 5 anos.

Participaram acadêmicos do curso de Enfermagem ligantes, devidamente capacitados, sob supervisão da professora Aline Valéria de Souza. Na oportunidade estiveram presente duas entidades públicas localizadas no bairro Turmalina e, além de professores e monitores, participaram também funcionários administrativos.

De acordo com a professor Aline, a atividade, além de proporcionar o conhecimento para os participantes, busca a redução da mortalidade infantil por causas preveníveis. O evento ainda cumpre a Lei 13.722 de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de professores e funcionários, público e privado de ensino infantil e básico que deverão ser capacitados em primeiros socorros.

“Para os acadêmicos a expectativas foram superadas, e a atividade se tornou um espaço importante para o aprimoramento de técnicas e conhecimentos do papel educador e transformador do profissional enfermeiro, além do fortalecimento e consolidação das atividades que vêm sendo desenvolvidas pela LATENF/Univale”, destacou a professora.

Durante a capacitação foram discutidos os temas: avaliação primária; princípios básicos em primeiros socorros; principais eventos no espaço infantil; prevenção; febre; quedas com possibilidade de traumatismo craniano e raquimedular; fraturas; ferimentos; engasgo; queimadura; choque elétrico; sangramento nasal; afogamento; intoxicações; picada por animal peçonhento; desmaio; parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar com participação ativa dos presentes.