Câmara Municipal homenageia curso de Jornalismo

07 junho, 2019

Estudantes de Jornalismo, professores e representantes da comunidade se reuniram na noite desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal de Governador Valadares para uma homenagem ao curso pelos 18 anos que completou, desde a formação de sua primeira turma. A iniciativa da proposta é iniciativa do do vereador e jornalista Júlio Avelar.

“É muito importante de sair da adolescência e passar para a idade adulta, 18 anos deste curso. Muitas pessoas saíram desse curso mundo afora. Gente que já montou seu rádio, sua televisão, sua própria televisão, sua própria revista. Começaram aonde? Aqui, em Governador Valadares, na nossa Univale. Não é fácil ser jornalista. É sacerdócio. É amor. Parabéns a vocês todos. Eu fico muito feliz de fazer essa homenagem no dia de hoje ”, disse Júlio Avelar.

À frente, o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Dileymárcio Carvalho, o presidente da FPF, Rômulo César Leite Coelho, a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, e as precursoras do curso de Jornalismo, Antônia Izanira e professora Zenólia Almeida. Ao fundo, o vereador Júlio Avelar, proponente da homenagem.

Homenageados pelo pioneirismo do Jornalismo da Univale

Em seguida, o professor e coordenador do curso, Dileymárcio Carvalho, foi convidado para receber das mãos do jornalista Carlos Albuquerque e do vereador Dandan Cesário um quadro com a homenagem feita pela Câmara Municipal de Governador Valadares. Também foram homenageados a reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha, o presidente da Fundação Percival Farquhar, Rômulo César Leite Coelho. Antônia Izanira de Carvalho e a professora Zenólia Maria de Almeida completaram o hall de autoridades reconhecidas por sua contribuição na implantação do curso de Jornalismo.

As homenagens continuaram com egressos representes da turma pioneira, graduandos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, além de professores dos cursos. Após, a reitora da Univale foi convidada para deixar uma mensagem. A gestora relembrou a implantação dos cursos de comunicação em Valadares até os dias atuais.

“Hoje, os jornalistas formados pela Univale estão em vários lugares do país e do mundo. Atuam como correspondentes internacionais em grandes emissoras de televisão, fazendo jus à nossa vocação para formação de jornalistas especializados em TV. Estão em emissoras de rádio, revistas, assessoram grandes marcas e empresas, personalidades políticas. São empreendedores de uma área que surgiu em Governador Valadares exatamente após a implantação do curso: as agências de comunicação integrada, empreendedores do marketing digital, sem esquecer dos jornalistas que se tornaram influenciadores digitais. Destacamos ainda a atuação dos professores e gestores, que ajudaram a construir a base de sustentação deste curso”, pontuou.

O professor Dileymárcio Carvalho, recordou o início de sua carreira e disse que jornalismo se constitui como um tripé: contato, competência e humildade. De acordo com o docente, é impensável imaginar Governador Valadares sem a comunicação e sem a Universidade.

“O mais bacana nesse momento é saber que nossos alunos, formados na Univale, além de estarem prontos para trabalhar no mercado de trabalho tradicional, também estão prontos para aprender e inovar. Nos próximos dias teremos investimentos nos cursos de Jornalismo e Publicidade, que permitirá darmos um salto de, pelo menos, dez anos na formação necessária para entregar ao mercado profissionais. Nós não paramos”, finalizou ele.