A Univale recebeu o administrador de empresas José Luís Poli para abrir a Aula Inaugural dos cursos de pós-graduação da instituição. A palestra, “Tempos voláteis dominados pelas incertezas”, foi ministrada na sexta-feira (13), no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva.

José Luís Poli, administrador — Foto: Leandro Silva.

“A ideia do tema dessa palestra é desmistificar um pouco a questão da visão da liderança, dos líderes, e de como eles devem conduzir seus times, projetos e negócios em meio a tantas incertezas em tempos voláteis como estamos vivendo hoje”, disse o palestrante.

O ponto de destaque, segundo José Luís, trata dos valores que a empresa ou projeto deve ter e o quanto ele deve ser disseminado entre os colaboradores e todas as pessoas envolvidas. Ele reforça que se trata de um conjunto de competência de um determinado time que visa buscar com mais força o objetivo da empresa, não deixando de lado aquilo que de fato é sua base e estrutura: os valores.

A professora Kíssila Zacché Lopes de Andrade, Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão lembra que, em tempos voláteis dominados pelas incertezas, a tecnologia vem avançando cada vez mais. E, na preparação do aluno para o mercado de trabalho é necessário se aperfeiçoar.

“A Universidade está na vanguarda, vai acompanhando os novos tempos e os acadêmicos.  Quando o aluno sai da graduação, ele tem uma área específica que ele vai atuar. E muitas vezes esse aprofundamento se dá na pós-graduação. Esse olhar para a tecnologia, esse fazer para o mercado de trabalho é que vai ser o up que ele vai fazer nos nossos cursos de especialização”, ressaltou.

Ao falar da importância da Aula Inaugural e do tema tratado, a professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, Reitora da Univale, disse que o mercado exige e vai continuar exigindo cada vez mais. Por isso é necessário estar em constante atualização.

“Competências e habilidades, até então desconsideradas, serão necessárias para lidar com uma nova geração de estudantes., em mundo cava vez mais conectado, tecnológico e em constante transformação. A gestão moderna evoca que as empresas devem lançar mão de três pilares muito importantes para a gestão da excelência: processos, tecnologia e pessoas. É possível pagar para ter processos e tecnologia. Mas pessoas, é preciso formar”, finalizou.

Participaram da palestra, alunos dos cursos de pós-graduação e dos cursos de graduação de Gestão de Recursos Humanos e Administração, presencial e a distância.

 

Sobre o palestrante

Além de administrador, José Luís Poli é especialista em marketing pela HSM. Innovative Negotiation Strategies; Liderança, Inovação, Estratégia e Sustentabilidade pela The New Marketing Company.