professores da engenharia civil e ambiental em aula de muay thai

15 fevereiro, 2023

Atividade trouxe proposta de preparação para o início do semestre em formato diferente do tradicional

O semestre dos professores do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) começou de uma forma diferente. Ao invés de reuniões dentro da sala, eles foram para o tatame, onde se colocaram no papel de alunos para aprender técnicas de uma arte marcial milenar. A aula de Muay Thai foi pensada como uma metáfora para as lutas do dia a dia, conforme explica a coordenadora do Setor de Gestão Pedagógica (GEPE), Viviane Fernandes.

“Com a docência, nós temos esse desafio quase que 24 horas durante o dia, de entender quem são esses nossos alunos, os relacionamentos que foram alterados durante esse tempo, principalmente durante a pandemia. E saber que a luta, ela não é individual, tem sempre alguém junto com você, dando um apoio, um suporte, que é o papel do GEPE, mas também os colegas, durante o dia a dia, que têm essa proximidade”, comentou Viviane.

Aula de Muay Thai marca retorno de professores da Engenharia

Durante a aula, os professores foram convidados a refletir sobre o trabalho em equipe, os suportes com os quais contam para o dia a dia, e também sobre o sentimento dos alunos que chegam à sala de aula para dar início a uma nova etapa da vida.

“Esse impacto do novo, de descobrir coisas e possibilidades novas, tem tudo a ver com a nossa academia, com a universidade. Então, os professores chegando e vendo ‘opa, o que é isso? Que novidade é essa? O que eu tenho que fazer?’, eles se vestiram na roupa dos alunos que estão chegando agora para o início do semestre”, explica o coordenador e professor do curso, Hernani Ciro Santana.

Sobre o curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale

O curso de Engenharia Civil e Ambiental é um dos mais tradicionais na Univale. De acordo com o coordenador da graduação, Hernani Ciro Santana, trata-se do único curso no Brasil a possibilitar essa dupla habilitação.

A partir de 2022, a graduação passou a ser ofertada em período noturno, para atender a demanda de alunos que não conseguem estudar durante o dia. No total, são 10 períodos para concluir a formação de bacharel em engenharia — ou seja, 5 anos.

Para o primeiro semestre de 2023, os alunos que ingressarem no curso poderão contar com descontos especiais de 70% no primeiro ano, 50% no segundo ano, 30% no terceiro e 20% de desconto no quarto ano. As inscrições podem ser feitas pelo site univale.br.

Saiba mais sobre o curso: