Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação (APPG) está vinculada à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e é o setor responsável pela Política de Pesquisa e pela Pós-graduação Stricto Sensu da UNIVALE. A APPG gerencia as ações relacionadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa institucionalizados, aos cursos de Mestrado, tanto em andamento quanto propostas em construção, aos Programas de Bolsas de Iniciação Científica, aos Grupos de Pesquisa institucionais, assim como coordena as atividades relacionadas à realização anual do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica.

A atividade de pesquisa se destina a promover a ampliação do conhecimento humano e/ou resolver problemas sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, ambientais e de saúde, além de promover o conhecimento, valorização e desenvolvimento regional, considerando os interesses das comunidades locais.

Nesse sentido, a Univale tem como objetivo criar, ampliar e consolidar atividades de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional, em diferentes áreas do saber, visando à produção, aplicação e disseminação do conhecimento de maneira ética e sustentável; à geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico de reconhecida relevância; à criação das condições para a participação da Univale em empreendimentos com o setor público e privado, bem como as organizações não governamentais.

Um dos pilares da Universidade, a pesquisa é realizada com a finalidade de promover e desenvolver atividades direcionadas à produção de conhecimentos, numa perspectiva educativa de formação integral do discente e desenvolvimento do conhecimento.

A Iniciação Científica (IC) é uma das formas de consolidar o princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. A participação do discente na IC também é importante no processo formativo necessário à educação científica contemporânea, contribuindo para mudanças de mentalidade tanto em discentes quanto em docentes, potencializando e ampliando a construção do conhecimento acadêmico.

Nesse sentido, A UNIVALE conta atualmente com três Programas de Iniciação Científica, a saber: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC UNIVALE), Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC FAPEMIG) e Prestação de Serviço Voluntário, conforme demandas de projetos em andamento.

PIBIC UNIVALE: Bolsas ofertadas anualmente pela Fundação Percival Farquhar/Univale, na forma de desconto de R$400,00 (quatrocentos reais) na mensalidade de curso de vínculo do(a) estudante selecionado para ingressar no Programa.

PIBIC FAPEMIG: Bolsas concedidas anualmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), no valor de R$400,00 (quatrocentos reais).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO: Viabiliza a inserção do aluno com interesse pessoal e não financeiro em projetos de pesquisa. A recompensa se dá sob a forma de registro de horas de atividades complementares e enriquecimento do seu currículo acadêmico.

Os editais são divulgados regularmente, promovendo a ampla possibilidade de participação do corpo discente nos processos de seleção para ingresso nos programas citados.

A Universidade Vale do Rio Doce, por meio da Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abre regularmente Editais para inscrição de docentes interessados em concorrer ao processo seletivo de projetos de pesquisa.

O desenvolvimento de projetos de pesquisa na Univale tem por objetivos:

• Fortalecer a atividade de pesquisa realizada na Universidade, contribuindo para a produção de conhecimentos que possam ser divulgados nos diferentes meios científicos e tecnológicos;
  • Estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • Contribuir para diminuir as disparidades regionais na distribuição da competência científica no País.
  • Executar estudos e pesquisas capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico, social, cultural, científico e tecnológico da região do Vale do Rio Doce.
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criação e difusão da cultura, desenvolvendo, desse modo, o entendimento do homem e do meio em que vive;

Clique abaixo e conheça os projetos de pesquisa em andamento na Univale.

Pesquisas em andamento

Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação – APPG

Rua Israel Pinheiro, nº. 2000 – Bairro Universitário – Bloco PVA, Sala 15
CEP: 35020-220 – Governador Valadares -MG.

Telefones:
(33) 3279-5543 (FAX)

Não encontrou o que procurava?

Preencha o formulário e fale conosco, estamos a disposição para ajudá-lo.