Arquitetura e Urbanismo apresenta projeto do novo museu municipal

19 junho, 2019

O resultado do trabalho desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale pode ser conhecido na noite dessa terça-feira (18) na entrada da Praça de Alimentação do GV Shopping. No espaço, foram apresentados a representantes da Prefeitura e à comunidade nove projetos para o novo museu da cidade e para o Parque Municipal Figueira do Rio Doce, expostos em totens.

Os projetos foram elaborados por acadêmicos do 1º, 3º, 5ª e 7º períodos de Arquitetura e Urbanismo. O Parque Municipal Figueira do Rio Doce, situado no ponto mais alto do bairro Morada do Acampamento, tem um significado histórico para Valadares. Segundo Zenólia Maria de Almeida, secretária executiva e gestora de projetos prioritários do Gabinete do prefeito André Merlo, ali moraram pessoas que contribuíram com a modernização da Estrada de Ferro Vitória a Minas e da empresa Morrison Knudsen, que prestou assessoria à Vale.

No local ficavam os técnicos da Vale, os da empresa americano-canadense e os demais funcionários. Ali também estava a casa de Mister Simpson, que atuava como diretor-geral da obra. E é este espaço histórico que abrigará o novo museu da cidade. Ao ver o resultado do trabalho desenvolvido durante todo o semestre, Zenólia disse ter sido tomada de grande alegria e emoção, pois viu que os alunos compreenderam a questão da história e fizeram uma leitura e releitura dessa história dentro da paisagem urbana.

Apresentação de projetos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Univale

“Eu sou encantada com o curso de Arquitetura e Urbanismo, porque eles [alunos, professores e profissionais da área] têm essa sensibilidade. Percebi isso em todos os projetos. Teremos muita dificuldade de escolher [um deles para ser executado], porque são projetos maravilhosos e vamos precisar da ajuda de outras pessoas da prefeitura para, num segundo momento, ouvir esses alunos novamente apresentando suas ideias e concepções”, pontou ela.

A professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, Reitora da Universidade Vale do Rio Doce, elogiou a apresentação e destacou que os participantes tiveram a oportunidade de ver os projetos de estudantes de todos os períodos envolvidos.

“A apresentação foi fantástica. Vimos efetivamente a interdisciplinaridade acontecendo, e o brilho os olhos dos alunos, que desde o início trabalharam a teoria efetivamente na prática”, disse.

O trabalho, de acordo com Ilara Rebeca Duran de Melo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi desenvolvido em todas as suas minucias. Segundo ela, foram feitos contatos com a Prefeitura de Valadares, que deu o feedback que os alunos precisaram.

“Trabalhamos também a proposta do museu, que é dentro do parque. Resolvemos trazer para o shopping para uma apresentação, pois é como foi desenvolvido para a comunidade, que vai usufruir, ela deve conhecer o projeto. O diferencial dessa atividade para o aluno é a prática, uma vez que ele sai da sala de aula para fazer levantamento de campo, pesquisar o que as pessoas querem e a história da cidade”, finaliza.

Durante o evento, o prefeito André Merlo foi representado pela chefe de gabinete, Priscila Coelho Erlacher.

Galeria de fotos da apresentação de projetos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo:

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91