Análise de sistemas: conheça a área que cresce com a tecnologia

Escrito por: Pedro Claudio, estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda

Se você é uma pessoa que curte tecnologia, informática e computação, e tem interesse em entrar na área, uma ótima opção é o curso de  Análise de Sistemas, que forma profissionais para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). Neste texto, você encontra informações importantes sobre a área. 

Análise de sistemas é a atividade que envolve a criação, o gerenciamento e a otimização de sistemas de informação. Projetar, documentar, especificar, testar, implementar e cuidar da manutenção de sistemas computacionais e softwares são umas das funções do profissional dessa área, apresentando  como objetivo entregar ao cliente e ao usuário um resultado que represente avanços e conveniência. Isso passa por programas, aplicativos e até mesmo pelo desenvolvimento de aparelhos e outros gadgets.

Quer saber mais sobre uma das áreas que mais crescem no Brasil e no mundo? É só continuar a leitura!

Afinal, o que é preciso para ser analista de sistemas?

O profissional analista de sistemas deve dominar todos os conhecimentos necessários para analisar, planejar e desenvolver as soluções. É interessante realizar um curso superior na área de TI, como a graduação em  Sistemas de Informação, que possui em média oito períodos. A grade curricular do curso inclui disciplinas como: 

  • Administração e segurança de Banco de Dados
  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Business Intelligence e big data analytics 
  • Códigos de Alta Performance 
  • Desenvolvimento de aplicações de sistemas distribuídos e cloud computing 
  • Desenvolvimento Front End 
  • Desenvolvimento mobile e internet das coisas
  • Desenvolvimento Web
  • Design e desenvolvimento de Banco de Dados
  • Engenharia de Software 

Além disso, é fundamental que o analista de sistemas tenha competências e habilidades específicas, assim como em qualquer outra área. Gostar da área de exatas, ter um perfil curioso, com visão inovadora, também é muito importante. A partir da observação e da proatividade, o profissional pode encontrar novas soluções, desenvolver novos softwares e promover inovações no ramo que cresce a cada ano.

Como a tecnologia em alta favorece o segmento de análise de sistemas?

Com a pandemia da Covid-19, houve no mundo todo uma aceleração no meio digital. O contexto online tomou força e as pessoas deram mais atenção e enxergaram como uma necessidade. Não só pelo contexto pandêmico, mas também pela mudança gerada por esse movimento tecnológico que antecipou o futuro. 

Por esse motivo novas criações de softwares surgiram e de uma forma simplificada por conta da tamanha necessidade. E é nesse contexto que o segmento de análises de sistemas tem uma alta demanda no desenvolvimento desses softwares. 

Novas tendências surgiram no mercado por conta dessa necessidade do desenvolvimento ágil. Confira algumas delas: 

Low Code

É um código de tamanho menor que garante agilidade aos ciclos de inovação. Isso permite que as empresas detectem falhas e problemas de performance com mais facilidade. 

Inteligência Artificial

É uma tecnologia bastante utilizada atualmente nos canais de comunicação como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon.

Big data

Consiste no gerenciamento de alto volume de dados estruturados e não estruturados coletados no mercado ou produzidos em uma empresa. Essa tecnologia está revolucionando o desenvolvimento de softwares no Brasil. E é muito importante pois é preciso a empresa analisar os dados para obter informações relevantes para o negócio.

Essas tendências podem servir como especialização para o mercado de trabalho e é muito importante o profissional de análise de sistemas estar atento a elas. 

Busca por profissionais está mais em alta que a trend da semana

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (BRASSCOM) de janeiro a agosto de 2021, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um aumento de 149% nas contratações de profissionais da análise de sistemas. 

Tudo isso por conta da alta na tecnologia anteriormente citada. O mercado cresceu e não parou com a crise, pelo contrário, empresas grandes e pequenas contrataram esse serviço para ampliar suas equipes. 

E aí, gostou da área? Saiba mais sobre o curso de Sistemas de Informação!

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support