Na manhã do dia 23 de novembro, os alunos do 5º período do curso de Enfermagem participaram da Feira de Ciências da Escola Estadual Israel Pinheiro, no centro da cidade, acompanhados pelos professores Micael Alves e Maria Aparecida de Lima.

Os alunos realizaram uma exposição sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, e também distribuíram preservativos. Houve ainda uma simulação de primeiros socorros, aferição de pressão arterial e orientações quanto ao autoexame das mamas, com participação de alunos e professores dos Ensinos Médio e Fundamental da escola.

Estudantes desenvolveram projeto que ajuda a evitar lesões em pacientes hospitalizados

Outra atividade recente do curso de Enfermagem foi a visita à Unidade de Traumatologia Ortopédica (UTO) do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), realizada pelos alunos do 6º período, no dia 18 de novembro. O objetivo da visita foi apresentar o relógio impresso, um produto desenvolvido pelos acadêmicos para auxiliar os pacientes internados na UTO.

O projeto do relógio foi pensado com base em uma necessidade identificada em uma visita anterior à UTO. Os alunos notaram a carência de um recurso que auxiliasse a troca de posição do paciente no leito, que deve ser feita a cada duas horas, e que pudesse ser facilmente utilizado tanto pela equipe de saúde quanto pelo acompanhante do paciente.

Com base nisso, os estudantes desenvolveram um relógio impresso, que orienta a troca de posição dentro do tempo adequado. Essa medida é necessária para evitar lesões ocasionadas pela permanência em mesma posição durante longos períodos, algo que é muito comum em pacientes hospitalizados.

Os relógios foram afixados em cada um dos 25 leitos da UTO e em ambas as enfermarias. Os pacientes e acompanhantes foram orientados pelos estudantes sobre as lesões por pressão e sobre o uso do relógio.

Ambas as atividades realizadas pelo curso são uma forma de aproximar os acadêmicos da comunidade, além de cumprir o planejamento acadêmico, que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências educativas em saúde no ambiente escolar e em serviços locais de saúde.