Alunos de Enfermagem dão aulas práticas para estudantes de escola técnica

28 junho, 2022

Estudantes da Escola Técnica José Rodrigues da Silva visitaram a universidade no último sábado (25)

Replicar o conhecimento faz parte do processo de aprendizagem. Afinal, nada melhor para exercitar uma teoria aprendida do que colocá-la em prática enquanto ensina para outras pessoas. Essa é a ideia base da atividade de extensão curricular desenvolvida pelo curso de Enfermagem da Univale, em que os alunos do primeiro período do curso assumiram o papel de mentores por um dia, apresentando um resumo dos conhecimentos adquiridos durante o semestre para os estudantes da Escola Técnica José Rodrigues da Silva.

A atividade aconteceu no último sábado, 25 de junho, no campus II da Univale. Os alunos do curso técnico foram divididos em grupos, e as aulas foram organizadas em estações. “Os estudantes aprenderam sobre suporte básico de vida, reanimação cardiopulmonar, fases do desenvolvimento embrionário, conheceram o Ambulatório de Lesões Dermatológicas e os laboratórios de citologia e anatomia, onde tiveram aulas práticas. Essa atividade acontece periodicamente, e está descrita no projeto pedagógico do curso. Trata-se de uma ação de extensão curricular onde a universidade se aproxima cada vez mais da comunidade”, explica Aline Valéria, professora do curso de Enfermagem.

Além dos alunos do curso de Enfermagem, a turma do primeiro período do curso de Educação Física também fez parte da atividade. No Centro Esportivo Universitário (CEU), eles conduziram aulas práticas de vôlei e gincanas com a turma da Escola Técnica José Rodrigues da Silva. Ainda no CEU os estudantes foram acolhidos com um café da tarde, organizado pelas professoras responsáveis pela atividade e pelos alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física.

“Essa atividade foi muito importante para nós que estamos começando o curso. Colocar em prática o que a gente aprendeu, desenvolver um pouco do trabalho que queremos exercer depois de concluir o curso — muita gente não tem essa experiência e para nós isso é muito gratificante. Esse modo de interagir com as outras turmas, conhecer novas pessoas, estar num campo de trabalho onde a gente quer atuar, é sempre muito gostoso”, destacou o estudante Christian Marlon, que é aluno do primeiro período de Educação Física e participou das atividades.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91