Alunos de Agronegócio fazem visita técnica à Embrapa Gado de Leite

26 junho, 2019

Graduandos do curso de Agronegócio da Univale, sob a supervisão da professora Luana Batista, realizaram uma visita técnica à Embrapa Gado de Leite, localizada em Coronel Pacheco (MG). Essa é uma das 42 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No primeiro momento os alunos participaram de uma demonstração sobre “Boas práticas de ordenha”, com o médico veterinário Claudio Antônio Versiani Paiva. Eles puderam aprender como práticas simples de higiene impactam positivamente na qualidade do leite.

Em seguida conheceram o Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária, com o zootecnista João Paulo Sacramento, no Laboratório de Metabolismo e Impactos Ambientais da Pecuária, onde são realizadas pesquisas que objetivam o aumento da eficiência bioeconômica em sistemas de produção, como exigências nutricionais, eficiência alimentar dos ruminantes, tratamento de dejetos, gases de efeito estufa na pecuária e avaliação do valor nutricional de alimentos e forrageiras.

No mesmo complexo visitaram ainda o Laboratório de Biotecnologia e Ambiência e Laboratório de Pecuária de Precisão e Laboratório de Saúde Animal. Em seguida, fizeram uma visita ao setor de produção de leite a pasto com rebanho mestiço, onde, na oportunidade, José Augusto Salvati abordou a relevância da pecuária leiteira no contexto socioeconômico, melhoramento genético e seleção de raças adaptadas à realidade de cada região do Brasil.

José Augusto falou também sobre o importante papel dos profissionais na disseminação de tecnologias, visando a viabilidade econômica e eficiência dos sistemas de produção de leite. Já no anfiteatro da unidade, os alunos conferiram a palestra “Manejo Sanitário em Rebanhos Bovinos de Leite”, apresentada pelo médico veterinário Antônio Cândido de Cerqueira Leite Ribeiro.

“É muito satisfatório para os alunos do curso de Agronegócio da Univale conhecer Embrapa Gado de Leite, que é a empresa responsável por viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da pecuária leiteira, em benefício da sociedade brasileira. Eles se sentiram muito motivados por ter a oportunidade ímpar em trocar saberes com funcionários e pesquisadores renomados”, avaliou o professor Maykon Dias Cesário, coordenador do curso de Agronegócio.

Colaboração: Professor Maykon Dias Cesário

Veja a galeria de fotos da visita técnica feita pela turma de Agronegócio: