Aluno do curso de Medicina da Univale participa de evento com ganhadores do prêmio Nobel

31 março, 2021

A transmissão será feita online e o aluno terá a oportunidade de interagir com os palestrantes convidados

O aluno do curso de Medicina Gabriel Coimbra Carvalho Schuwarten está entre os estudantes selecionados para participar de uma das mesas-redondas do evento "Diálogo Nobel Brasil - O Valor da Ciência'', que será realizado virtualmente no dia 8 de abril, às 10h. O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível, e será transmitido pelo canal do YouTube Nobel Prize.

Gabriel foi indicado pela reitoria da Univale e foi selecionado entre 170 candidatos, que são alunos de graduação vindos de 90 universidades do Brasil. Ao todo, foram escolhidos 40 estudantes para participar do encontro, e a presença do aluno de Medicina é muito importante para a instituição.

De acordo com Gabriel, as expectativas para o evento são grandes. “Participar de uma mesa-redonda de discussão com um ganhador do mais cobiçado prêmio da humanidade, que é o prêmio Nobel, é algo que eu nunca pensei que faria na minha vida!”, afirma.

Ele comenta sobre como o tema do evento é enriquecedor diante da crise sanitária que o mundo está passando, “porque em meio de tanta tristeza, perdas e angústias que estamos vivendo por causa da pandemia da Covid-19, a esperança que Deus nos envia é com toda certeza por meio dos avanços da ciência e seu entendimento”, diz.

A mesa-redonda da qual ele irá participar conta com a presença da neurocientista May-Britt Moser, ganhadora do prêmio Nobel de Medicina de 2014. Juntamente com os pesquisadores John O'Keefe e Edvard Moser, ela conquistou o prêmio por sua descoberta de células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de "GPS" interno.

“Também tenho certeza que participar dessa mesa de discussão com a ganhadora do prêmio Nobel de Medicina vai me capacitar e inspirar ainda mais a continuar seguindo o caminho da ciência e poder deixar a minha contribuição na construção de um mundo mais justo e feliz”, completa.

Para finalizar, o aluno agradece a todos que contribuíram para que a participação neste evento acontecesse.

“Gostaria de deixar aqui registrado meu agradecimento por todas as oportunidades que a Univale tem me proporcionado e me permitido buscar. Sem o apoio e incentivo, nada disso seria possível. Meu muito obrigado, mais do que especial, para a professora Elaine Pitanga da APPG e a Reitora Lissandra Rocha, que além de todo o apoio, enxergaram em mim um potencial que até eu tinha dificuldade de enxergar. Muito obrigado também aos meus orientadores de iniciação científica, professora Sueli Siqueira e o professor Pedro Marçal, que são as raízes dessa minha jornada”, finaliza Gabriel.

Sobre o evento  “Diálogo Nobel no Brasil”

O evento “Diálogo Nobel no Brasil”, organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Nobel Prize Outreach, tem como propósito reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de ensino superior em uma sessão virtual  para debater o tema: “O Valor da Ciência”.

O evento será dividido em duas etapas. Na primeira, os laureados May-Britt Moser, vencedora do Nobel de Medicina de 2014, e Serge Haroche, vencedor do Nobel de Física de 2012, apresentarão suas perspectivas sobre o tema em um formato de entrevista. Na sequência, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação que terão a oportunidade de interagir com os ganhadores dos Prêmios Nobel.

Para assistir o evento e receber os lembretes, acesse o site e clique em inscreva-se: