Professora Maria Lucinda Fonseca, responsável por aula magna do GIT sobre alterações climáticas e migração

Aula magna do Mestrado discute migrações e alterações climáticas

08 novembro, 2022

Referência internacional em estudos sobre migração, a professora portuguesa Maria Lucinda Fonseca, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Igot), da Universidade de Lisboa, foi a convidada para a aula magna do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), da Univale. Mediada pelo professor do GIT, Bruno Capilé, a aula magna teve o tema “Alterações climáticas e migrações: tendências, desafios e oportunidades”.

A professora Maria Lucinda destacou que o impacto das alterações climáticas em processos migratórios tem ganhado cada vez mais importância na agenda midiática, atraindo a atenção de um número cada vez maior de pesquisadores, organizações ambientalistas, agentes políticos e público em geral.

“Este interesse deve-se à preocupação que as alterações climáticas provocarão migração em massa, devido aos seus impactos crescentes na agricultura, nos recursos hídricos e infraestruturas, particularmente no mundo em desenvolvimento. E é por isso que a problemática dessas migrações associadas às alterações climáticas tenha sido um tema relevante”, comentou a professora do Igot.

Impactos locais de alterações climáticas e migração

Coordenador do GIT, o professor Haruf Salmen Espindola destacou que os assuntos abordados pela professora Maria Lucinda têm causado grandes impactos em Governador Valadares e região. “É uma temática tão importante para nosso tempo, e de forma especial para nossa realidade regional, marcada profundamente. De um lado o impacto sobre o ambiente, e o reflexo disso na saída das pessoas com o processo migratório. Essas duas questões estão profundamente ligadas à nossa história. Para nós, isso não é apenas uma discussão acadêmica. É vivência”, disse Haruf.

Na abertura da aula magna, a reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, agradeceu a parceria com o Igot, da Universidade de Lisboa, e reforçou o compromisso da Univale com a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. “O mestrado, há mais de uma década, vem cumprindo seu papel de transformar a vida dos nossos discentes e da comunidade, que se beneficia com o conhecimento e com as pesquisas que nascem na nossa universidade. Temos professores experientes, qualificados, reconhecidos, e prontos para acolher os alunos com ciência e afeto”, afirmou a reitora.

Veja a íntegra da aula magna:

Aula magna do GIT, com o tema: "Alterações climática e migrações: tendências, desafios e oportunidades"

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91