Ação é realizada para analisar a coleta seletiva na Univale

24 outubro, 2019

Estudantes de Engenharia Civil e Ambiental buscam soluções inovadoras para superar as dificuldades na coleta seletiva de resíduos

Desde 2017, o projeto “Rede Solidária Natureza Viva”, coordenado pelos professores Thiago Martins e Maria Celeste Reis, visa dar suporte e contribuir para a consolidação da coleta seletiva em Governador Valadares. Dentro dos campi da Univale, o projeto engloba não só colaboradores, mas também alunos extencionistas de vários cursos.

Nesse semestre, alunos do 6° período do curso de Engenharia Civil e Ambiental, investigam dificuldades que surgem em relação à coleta seletiva, que é realizada semanalmente na Univale. A partir dos resultados já encontrados, os estudantes se reuniram para planejar ações que busquem superar as dificuldades encontradas pelos colaboradores durante o processo de coleta, por meio de soluções inovadoras.

Segundo a professora Renata Bernardes Faria, que é bióloga e docente dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Agronomia e Agronegócio, este tipo de atividade, além de contribuir para a formação dos estudantes, contribui para o desempenho da coleta seletiva de Valadares e a preservação do meio ambiente.

“Atividades assim são importantes para a caminhada dos alunos, fazendo exercícios da identificação de problemas reais e proporcionando soluções inovadoras ligadas à gestão de resíduos sólidos. Além disso, uma vez que as práticas de separação de resíduos que os alunos e funcionários aprendem na Univale, também podem ser levadas para suas casas contribuindo para toda a cidade”, concluiu.

Alunos de Engenharia Civil e Ambiental e a professora Renata ao lado de duas lixeiras para coleta seletiva: em uma há a inscrição "Seco", a outra diz "Úmido"