5 filmes que vão te ajudar a entender o que é autismo

Afinal, o que é autismo? Confira 5 filmes para entender mais sobre o tema

18 fevereiro, 2021

Neste 18 de fevereiro, data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, separamos 5 filmes para você conhecer histórias que vão ajudar a entender melhor o que é autismo.

A síndrome de Asperger é um Transtorno do Espectro do Autismo e, de acordo com o Ministério da Saúde, ela faz com que a pessoa tenha grandes habilidades em observação e ordem detalhadas, processando muito mais os sentidos, e fazendo com que cores, sons, cheiros e sentimentos pareçam mais brilhantes, mais altos e mais fortes. Continue lendo para saber mais!

Filmes para entender o que é autismo

Aproveite nossa lista de filmes para entender o que é autismo e também para desconstruir preconceitos e ideias ultrapassadas sobre o assunto.

Mary and Max

filme para entender o que é autismo

Mary Daisy Dinkle é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida

Loucos de Amor

filme para entender o que é autismo

Donald Morton e Isabelle Sorenson sofrem da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.

Adam

filme para entender o que é autismo

Começando uma nova vida, agora solteira e em novo endereço, Beth se surpreende ao conhecer Adam, o vizinho que tem síndrome de Asperger. Brilhantes, opostos e atraídos um pelo outro, eles encaram o desafio, superam as diferenças, os medos e iniciam uma bela relação.

Tão forte e tão perto

filme para entender o que é autismo

Oskar Schell é um garoto muito apegado ao pai, Thomas, que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, e faleceu devido aos ataques terroristas.

A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda. Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai, e um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, encontra uma misteriosa chave. Convencido de que ela é um enigma deixado pelo pai, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.

Rain Man

filme para entender o que é autismo

Charlie, um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos. Ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares.

Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond, cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo a Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

Tem interesse pela Psicologia?

E aí, gostou de aprender mais sobre o que é autismo? Filmes são uma ótima forma de conhecer novos temas e também aprofundar conhecimentos sobre interesses que já temos. Se você gosta de saber sobre assuntos da mente, e questões comportamentais, a área da Psicologia pode ser uma boa escolha pra você. Quer saber mais? Faça o nosso teste de carreiras e descubra!

Fonte: Adoro Cinema

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91