Curso técnico que mais empregam no Brasil

5 cursos técnicos que mais empregam no Brasil

31 março, 2020

Você sabia que, apesar do alto índice de desemprego, atualmente o Brasil carece de mão de obra técnica especializada em algumas áreas? Isso mesmo — são áreas em que sobram vagas!

Se você possui pressa para ingressar no mercado de trabalho e, mais do que isso, necessidade, pode ser a hora de considerar fazer um curso técnico.

Uma das principais vantagens dos cursos técnicos é a rapidez: a média de duração é de 12 a 24 meses. Além disso, eles focam na prática da função que será exercida. Ou seja, tudo o que você e o empregador precisam.

Para exemplificar, de acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), há um grande desequilíbrio entre a quantidade de vagas disponíveis e a falta de mão de obra na área de Tecnologia da Informação (TI).

Quer saber quais são os cursos técnicos que mais empregam no país? Confira o top 5!

5 cursos técnicos que mais empregam no Brasil

5 - Técnico em Logística

Na quinta posição da lista, temos o Técnico em Logística. Esse profissional é responsável por funções como planejamento, distribuição de bens e serviços e a logística do escoamento da produção das empresas.

Além disso, uma empresa não funciona sem logística, portando, o mercado para essa área está sempre precisando de mão de obra. O salário inicial para o técnico de logística é de R$ 1,5mil, podendo chegar a R$ 4mil dependendo da função.

Cursos técnicos que mais empregam de logística

4- Técnico em Comércio Exterior

O curso Técnico em Comércio Exterior prepara o aluno para trabalhar nas áreas de negociações com o mercado externo, como câmbio e alfândega, voltados para trâmites portuários e de transporte.

Simultaneamente, o aluno também aprende técnicas de persuasão, com o objetivo de aprender negociar e reduzir os custos finais de acordos comerciais.  A média salarial de um profissional é de R$ 2mil.

3 - Desenvolvedor Mobile

Os smartphones já ocupam um papel importante na rotina do ser humano, sendo usados tanto para lazer como para negócios. Por isso, os profissionais dessa área são cada vez mais requisitados no mercado.

O desenvolvedor mobile é responsável por viabilizar plataformas que facilitem a comunicação do usuário, desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis, que englobam desde sistemas extranet e intranet, até aplicativos. A média salarial gira em torno de R$ 5 mil.

Curso técnico desenvolvedor mobile

2- Técnico em Informática

Vivemos na era digital e cada vez mais pessoas têm acesso à internet. Essa é a razão para esse curso ser o segundo colocado na nossa lista. Ao passo que o mercado para TI abre cada vez mais oportunidade para novatos, o índice de empregabilidade para recém-formados também é altíssimo.

Neste curso, o aluno aprende sobre montagem e manutenção de computadores, correção de problemas, instalação e configuração de redes de softwares, assim como desenvolvimentos de sistemas e websites.

Se você é apaixonado por tecnologia e computadores, e deseja entrar logo para o mercado, este curso é ideal para você. A média salarial de um profissional da área gira em torno de R$ 3 mil.

1 - Técnico em Enfermagem

Esse é um dos cursos mais procurados no Brasil e não é à toa: é o curso com maior índice de empregabilidade para o estudante recém-formado.

Ao finalizar o curso Técnico em Enfermagem, o profissional estará apto para trabalhar em hospitais, unidades de pronto atendimento e até mesmo como profissional autônomo em Home Care (cuidados em casa), uma modalidade muito comum nos Estados Unidos, que tem crescido muito por aqui.

Além disso, a área da saúde tem uma demanda constante, oferecendo sempre oportunidades para novos profissionais no mercado.  Segundo pesquisas, com o envelhecimento da população brasileira, a demanda por profissionais que atendam em casa também será maior.  O profissional técnico em enfermagem tem uma média salarial de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil.

Photo by Walter Otto on Unsplash

Agora que você já sabe quais são os cursos técnicos que mais estão gerando empregos no país, que tal conhecer um pouco mais a Escola Técnica da Univale e já garantir a sua matrícula? Vai perder essa oportunidade?